Como Fazer Gas Hydrogênio em casa...Problema Solucionado!!!
Ir para:  
Novo Tópico  Responder Mensagem http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Papo de modelista
 Versão para imprimir/gravar
Autor Mensagem
shift_light
membro

Registro Nº 1546
Válidas:633
Temporárias:219

MensagemEnviada: Seg Abr 03, 2006 10:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Putz!

Que bando!

Sujeito assim tem que ser capado e o pinto, desculpe a expressão, jogado afora para os peixes comerem!

Ainda bem que tem a lei agora só se tem que obedecer!

o/
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Akamatsu
membro

Registro Nº 840
Válidas:3892
Temporárias:1311
São Paulo, SP

MensagemEnviada: Seg Abr 03, 2006 11:39 pm    Assunto: Responder com Citação

OK, Shift light, daqui por diante, está por sua própria conta, porque eu me excedi segundo as regras do fórum. Recomendo a você ler as regras do fórum atentamente.
Quanto a química, acho que aprender um pouco iria ajudar a entender melhor este tópico em particular ... abraços !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
guga
membro

Registro Nº 329
Válidas:1870
Temporárias:1567
Makawao, Maui Hawaii e São Paulo / SP

MensagemEnviada: Ter Abr 04, 2006 9:06 am    Assunto: Responder com Citação

"Voltando a Vaca Fria..." ou ao tópico...
Hydrogênio é o futuro... vejam alguns clippings da net... Produção do Hydrogenio Verde... Está em ingles... estou tentando traduzir...mas podes fazer o mesmo no Google.

Green Hydrogen Production: A Work in Progress
By Parkinson, Gerald

For decades, hydrogen has been touted as a "clean" fuel that could be produced around the world from renewable resources. But the dream of its promoters has remained unfulfilled for lack of competitive technology. Today, however, the outlook for extracting hydrogen from sustainable feedstocks as a viable alternative to petroleum and natural-gas fuels seems much brighter.* Prodded by the prospect of diminishing petroleum supplies, the U.S. and other countries have been making heavy investments in "green" hydrogen production technologies, with the overarching goal to accelerate the adoption of what is commonly called a hydrogen economy.

"A primary objective of the program is to substitute hydrogen for gasoline in vehicles using onboard proton-exchange-membrane (PEM) fuel cells as the enabling technology," says Chalk. In the current budget (FY 2006), $73 million has been allocated for H, production and delivery. $44 million for fuel-cell research, $40 million for fuel-cell vehicle demonstrations and fueling infrastructure. $32.5 million for basic research, and $34 million for H^sub 2^ storage. Storage, of course, is vital to the success of the program (box, p. 10).

Figure 1. Solar energy is used to produce both heat and electricity for high-temperature electrolysis in this system, patented by Solar Systems Pty Ltd.

Aqueles que desejam realmente se encaixar no futuro devem ler o artigo completo ...é bastante comprido... mas é o futuro...
não temos saida...portanto discutirmos Hidrogenio pode nos levar a soluções inovativas por idéias simples de novos cientistas ainda adormecidos...

Quem quizer se aprofundar no assunto Hydrogenio Verde...clique no link...
http://www.redorbit.com/news/science/453240/green_hydrogen_production_a_work_in_progress/index.html?source=r_science

Algo que vai nos atingir diretamente nos aeromodelos eletricos são as Micro Fuel Cells...

Never be offline again.

Developers of micro fuel cells say the technology is superior to conventional batteries for cell phones, laptop computers, and video recorders. The micro fuel cells could provide days of talk time on cell phones compared with the several hours lithium ion batteries provide.

Big electronics companies such as Canon, Matsushita, Samsung, and Toshiba, plus a number of startups, are developing micro fuel cell products. The International Electrotechnical Commission recently published a safety specification for cells for powering personal electronic devices. Fuels covered in the spec include methanol, formic acid, borohydride, butane, and hydrogen. The spec could help facilitate government approval for the use of fuel cell-operated devices on passenger airplanes as early as next year.

Mais detalhes ? clique no link http://www.optimizemagazine.com/article/showArticle.jhtml?articleId=184419760

Mas o Mais Importante é:

E a sua experiência como vai indo ?
Tendo todos os cuidados... tenho certeza... que ainda vamos trazer para este tópico um dos nossos experts em quimica que poderá nos ajudar mais ainda...

guga
membro

Registro Nº 329

MensagemEnviada: Ter Abr 04, 2006 9:39 am    Assunto: Responder com Citação

Vejam esta matéria fresquinha.. e em portugues...

Últimas Notícias

12/09/2005 - 17h03
UE deve apostar no "hidrogênio verde" diante da alta do petróleo

Bruxelas, 12 set (EFE).- A União Européia (UE) deve apostar claramente pelo desenvolvimento de energias renováveis, especialmente o "hidrogênio verde", para evitar a dependência do petróleo, que registra preços cada vez mais caros e voláteis, afirmaram hoje o Parlamento Europeu e a Comissão Européia (CE).

Link http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/efe/2005/09/12/ult1767u49694.jhtm

Enfim... se estiveres realmente querendo saber onde vamos parar em um futuro proximo... dê uma pesquisada em Hidrogênio Verde na net... Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Akamatsu
membro

Registro Nº 840
São Paulo, SP

MensagemEnviada: Ter Abr 04, 2006 11:19 am    Assunto: Responder com Citação

Sem dúvida o hidrogênio será uma das fontes de energia no futuro, mas com certeza ainda a gente vai penar para botar isto de forma comercialmente viável. Uma tecnologia que está atrás disto é a célula de combustível, que é uma outra brincadeira que a gente pode tentar ir atrás, em substituição às baterias como principal fonte de energia dos aeromodelos, usando reformador, claro. Uma outra é usar motores tradicionais usando hidrogênio como combustível. Como o foco da nossa comunidade é elétricos então vai para a célula de combustível.

Sabe Guga, com todo este trabalho ( fora o perigo da soda e do hidrogênio ) para fazer hidrogênio de soda cáustica e alumínio, estou quase chegando a conclusão que é melhor arranjar um cilindro com hidrogênio ou hélio Cool . Como dizem "Economia é na base da porcaria" LaughingConfused . Não sei quanto sai um cilindro pequeno de hidrogênio, como é mais fácil de obter deve ser mais barato, o hélio a gente sabe quanto custa. Talvez seja bom nesta hora colocar estas contas na ponta do lápis.

P.S.: Antes de me disserem que sou contra, vou dizendo que não estou condenando a experiência, é válido, porém é necessário cuidados que todos devem tomar, caso contrário, poderá ocorrer acidentes e muito sério.
[Inserido na reedição]
- O aluguel de cilindros de hidrogênio é altamente regulamentado, para tanto precisa responder a perguntas, como para que finalidade, quem é a sua pessoa, etc ..., ou seja, altamente restritivo. Talvez valha a experiência com a soda cáustica.
- Consulta sobre o Hélio, 1 metro cúbico está por volta de R$ 120 a recarga, R$ 45 aluguel ( 1mês ), e, R$ 800 de calção ( custo do cilindro + regulador, se por algum acaso queira manter o cilindro ou ter perdido o mesmo ).
- Em São Paulo a gente verifica como dispor dos resíduos da experiência: http://portal.prefeitura.sp.gov.br/guia_servicos/index_home_capitulo?idTema=1110

fbranco
membro

Registro Nº 1065
Válidas:164
Temporárias:57
GOIÁS - CEP: 75524-110

MensagemEnviada: Sáb Abr 08, 2006 3:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu fiz e deu certo...
sem muito mistério!

Material:
. Garrafa Litro de Coca,
. Balões de festa tamanho 7 - acho que são os menores.
. Pedaços de alumínio que tinha aqui.
. Soda marca "KAVEIRA" - Achei a embalagem massa (preta com uma caveira branca).

Primeiro tentei com Bombril mas não houve reação com a Soda. Coloquei então os pedaços de alumínio e a reação começou a acontecer. Usei a seguinte proporção: garrafa cheia com água pela metade mais 5 colheres grande de Soda mais 5 bastões de alumínio com aprox. 10cm cada.

Demorou aprox. 1 hora para encher o balaõzinho e a garrada ficou apenas morna. Imagino que diminuindo a quantidade de água o processo ocorra mais rápido mas pode ser que a garrafa não aguente.
Depois de umas 12hs não havia mais alumínio na garrafa e o balão flutuou pela casa durante algumas horas. Bem divertido, tirando agora o fato deu não saber o que fazer com essa Soda reagida com alumínio.... será que posso dispensar na privada???
ATARI
Patrocinador
Patrocinador

Registro Nº 282
Válidas:2529
Temporárias:2002
SP-SP

MensagemEnviada: Sáb Abr 08, 2006 9:53 pm    Assunto: Responder com Citação

fbranco escreveu:
Etirando agora o fato deu não saber o que fazer com essa Soda reagida com alumínio.... será que posso dispensar na privada???

tem algum cano intupido por ai ???? Laughing Rolling Eyes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
guga
membro

Registro Nº 329

MensagemEnviada: Sáb Abr 08, 2006 10:48 pm    Assunto: Responder com Citação

.... será que posso dispensar na privada???

Pode... vai sair no Japão... Mr. Green
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
SH4RK0
membro

Registro Nº 681
Válidas:2577
Temporárias:798
Salvador / Feira de Santana - BA - 29

MensagemEnviada: Dom Abr 09, 2006 4:22 am    Assunto: Responder com Citação

to indo segunda feira comprar a minha... fiquei de ir quinta, sexta-feira mais por causa das chuvas não sai nem de casa. Mas segunda vai ter! hehehehe... eu estava pensando algo mais! estava querendo aqui fazer um blimp com rx de bit! alguma dica!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Akamatsu
membro

Registro Nº 840
São Paulo, SP

MensagemEnviada: Dom Abr 09, 2006 6:33 am    Assunto: Responder com Citação

fbranco escreveu:
....
Demorou aprox. 1 hora para encher o balaõzinho e a garrada ficou apenas morna. Imagino que diminuindo a quantidade de água o processo ocorra mais rápido mas pode ser que a garrafa não aguente.
Depois de umas 12hs não havia mais alumínio na garrafa e o balão flutuou pela casa durante algumas horas. Bem divertido, tirando agora o fato deu não saber o que fazer com essa Soda reagida com alumínio.... será que posso dispensar na privada???

O vigor da reação depende da concentração, como a gente aprende lá das aulas de química. Quanto mais concentrado mais vigorosa é a reação. E como a reação gera calor, quanto mais concentrada maior é a geração de calor. A função da água é permitir que a reação ocorra, como também é um reservatório de calor, como aprendemos lá das aulas de física, ela também retém calor. A temperatura ajuda também na reação acelerando-a. Seguindo as indicações de Edyr em uma das mensagens anteriores, de ir aumentando a dose é a melhor forma. Contudo, sempre tomando cuidado.
Nas minhas mensagens tem alguns links onde tem as sugestões de como llidar com os restos.

guga
membro

Registro Nº 329

MensagemEnviada: Dom Abr 09, 2006 4:12 pm    Assunto: Responder com Citação

SH4RK0 escreveu:
to indo segunda feira comprar a minha... fiquei de ir quinta, sexta-feira mais por causa das chuvas não sai nem de casa. Mas segunda vai ter! hehehehe... eu estava pensando algo mais! estava querendo aqui fazer um blimp com rx de bit! alguma dica!

Veja o Video... e o Link... parece ser uma boa para o rx de bit... ou o radio e eletronica do Xtwin...

Fotos grandes e decentes neste link...
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=502742#post5306830

Video neste link... (corrigido)
http://web.mit.edu/ajw61185/Public/airplanemovies/blimp%20008.avi

blimp 002.jpg
 Description:
 Filesize:  30.05 KB
 Viewed:  5400 Time(s)

blimp 002.jpg

Editado pela última vez por guga em Seg Abr 10, 2006 12:19 am, num total de 1 vez
Icaro
membro

Registro Nº 240
Válidas:169
Temporárias:102
Americana.sp

MensagemEnviada: Dom Abr 09, 2006 9:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Putz e não é que esse assunto me fascinou é pura ciencia! Só to pensando se não conseguir desviar das lampadas. Será que vai dar apagão? Que tipo de gáz se produz com extrume de vacas?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Akamatsu
membro

Registro Nº 840
São Paulo, SP

MensagemEnviada: Dom Abr 09, 2006 9:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Icaro escreveu:
Putz e não é que esse assunto me fascinou é pura ciencia! Só to pensando se não conseguir desviar das lampadas. Será que vai dar apagão? Que tipo de gáz se produz com extrume de vacas?

O gás se produz é o metano. Se não me engano é o mesmo que o do GNV.
http://scifun.chem.wisc.edu/chemweek/methane/methane.html
http://www.ciesin.org/TG/AG/liverear.html

ATARI
Patrocinador
Patrocinador

Registro Nº 282
Válidas:2529
Temporárias:2002
SP-SP

MensagemEnviada: Dom Abr 09, 2006 11:29 pm    Assunto: Responder com Citação

guga escreveu:
SH4RK0 escreveu:

Veja o Video... e o Link... parece ser uma boa para o rx de bit... ou o radio e eletronica do Xtwin...

Fotos grandes e decentes neste link...
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=502742#post5306830

Video neste link...
http://web.mit.edu/ajw61185/Public/...blimp%20008.avi

corrigindo o link do video...

http://web.mit.edu/ajw61185/Public/airplanemovies/blimp%20008.avi

nesse foi usado a eletronica do X-twin
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
claudiorfoi
membro

Registro Nº 1168
Válidas:13019
Temporárias:2120
Campo Grande, MS

MensagemEnviada: Dom Abr 09, 2006 11:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Akamatsu, daqui a pouco o pessoal vai começar a engarrafar PUM..... pra ver se levanta o dirigível ..... hehehehehe...
Claudio.
Akamatsu
membro

Registro Nº 840
São Paulo, SP

MensagemEnviada: Seg Abr 10, 2006 12:34 am    Assunto: Responder com Citação

claudiorfernandes escreveu:
Akamatsu, daqui a pouco o pessoal vai começar a engarrafar PUM..... pra ver se levanta o dirigível ..... hehehehehe...
Claudio.

Acho que é mais fácil pegar do posto ... mas é um pouco menos denso que o ar, e acho que não é um bom gás para levantar uma bexiga ... além disso o cheiro é uma outra substância, que diminui o empuxo, tudo que é aromático, pesa tanto quanto o ar, senão como é daria da sentir o cheiro ? Mal saindo do frasco do perfume, ou saindo daquele lugar e indo para cima ? Tem alguma serventia ? Como deve ter lido nos artigos, metano é um gás inodoro e incolor ... se tem cheiro já está misturado e diminui o poder de levantar pesos. Smile Na verdade, até pode derrubar ... Laughing

claudiorfoi
membro

Registro Nº 1168
Válidas:13019
Temporárias:2120
Campo Grande, MS

MensagemEnviada: Seg Abr 10, 2006 1:09 am    Assunto: Responder com Citação

Sem contar a ação corrosiva do produto sobre o mateiral da bexiga..... hahahaha
Tem razão, é melhor tirar isso do tópico, senão o negócio vai descambar para "Armas Químicas"..... hehehehe
Claudio
brump
membro

Registro Nº 1196
Válidas:119
Temporárias:60
Cidade Maravilhosa, RJ

MensagemEnviada: Seg Abr 10, 2006 12:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Pessoal, eu fiz e deu certo.

Materiais Utilizados:

- Soda Cáustica (esqueci a marca)
- Garrafa Pet 2l
- Água
- Latinhas de Refrigerante (Alumínio)

Coloquei + - 1/3 de água na garrafa, peguei 3 latinhas de refrigerante e picotei em quadradinhos bem pequenos com uma tesoura, depois despejei na água, por último, adicionei 3 colheres de soda cáustica.
A garrafa ficou morna.

Com essa fórmula consegui encher 12 bolas tamanho 7, em ~ 1,5 a 3 min cada bola. Não enchi mais bolas pois já estava cansativo.
Depois começei a ver quanto peso elas levantavam, pendurei um pavio colado em 4 bolas e acendi, la me cima estorou as bolas, faz um barulho legal !
OBS: só explode se colocar algum tipo de fogo, não sei porque, mas estou uma na mão e não acontece nenhum barulho.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Marcelo
membro

Registro Nº 29
Válidas:1708
Temporárias:1328
Sao Paulo SP

MensagemEnviada: Seg Abr 10, 2006 3:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu at'e tentaria fazer a rea'cao , mas e muito complicado , nao a experiencia , mas sim o fim que devo dar a solu'cao....
E uma pena , gostaria de tentar , e tentarei , um dia quem sabe ! Smile
Mas vou comprar o Hiidrogenio pronto Smile
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Akamatsu
membro

Registro Nº 840
São Paulo, SP

MensagemEnviada: Seg Abr 10, 2006 3:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Perguntaram o quanto custa isto tudo, aí vai:

- Soda Cáustica ................................................... R$10,00 ( Até menos );
- Garrafa Pet 2l ( Se comprar o refrigerante e depois usar a garrafa ) ... R$ 3,00;
- 3 Latinhas de Refrigerante ( Com o refrigerante e depois usar a latinha ) ... R$ 3,00;
- Óculos de proteção............................................. R$10,00;
- Luvas para poder manipular a soda cáustica......... R$ 5,00;
.....
.....
.....

- Tomar cuidado na hora de fazer o hidrogênio e ver os balões voando ....... Não tem preço. Laughing Cool

Brincadeira, os preços são mais ou menos chutados pelo que acho que vi, mas não é tão longe disto ...

Se for alugar um cilindro e comprar hidrogênio, é o preço citado em uma das minhas mensagens acima:

O aluguel de cilindros de hidrogênio é altamente regulamentado, para tanto precisa responder a perguntas, como para que finalidade, quem é a sua pessoa, etc ..., ou seja, altamente restritivo. Talvez valha a experiência com a soda cáustica.
- Consulta sobre o Hélio, 1 metro cúbico está por volta de R$ 120 a recarga, R$ 45 aluguel ( 1mês ), e, R$ 800 de calção ( custo do cilindro + regulador, se por algum acaso queira manter o cilindro ou ter perdido o mesmo ). Os preços para hidrogênio são iguais, exceto pela recarga que pode ser mais barato, mas não tanto assim. ....

Marcelo
membro

Registro Nº 29
Sao Paulo SP

MensagemEnviada: Seg Abr 10, 2006 8:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Correto , ótimas informaçoes !
Pergunta: Em que proporsoes o experimento ja pode ser considerado algo perigoso ? Nao letal Smile

So quero reproduzir a experiencia em pequena escala , com garrafas e quantidades até menores que a proposta .

Pensei tambem na possibilidade de adicionar algum elemento químico que possa acelerar o processo de fabrigaçao do gas....mas ai começa a ''perigozar'' a experiencia , nao ?

Muito intrigante , e eu achando que fazer bomba com cloro glanulado e leite ja era algo sulreal ! Smile
ras.jr
membro

Registro Nº 32
Válidas:99
Temporárias:69
Uberlândia-MG

MensagemEnviada: Seg Abr 10, 2006 9:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Colegas,

Como sou um cara muito responsável (medroso), queria um balão sem resistencia, já que o de borracha deve da uma pressao legal no hidrogenio.

Pretendia fazer um balao utilizando sacolas de plastico, p/ evitar isso.

Será que fica legal? Seria como balões de verdade.

Teria mesma capacidade de carga?

Obrigado!
Marcelo
membro

Registro Nº 29
Sao Paulo SP

MensagemEnviada: Seg Abr 10, 2006 9:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Use plasticos leves e fitas adesivvas com as mesmas qualidades , uma sacolinha de supermercado em condiçoes normaisl de uso (sem furos e sem alça , pois gera peso) seria aceitavel.

Em lojas de fogos vende , ou vendia , baloes solares , feitos de saco plastico preto bem leve , vendido por metro , seria eficiantes tambem.

Mas creio que sacos de lixo ou de supermercados leves (plastico fino) ja devem servir...
guga
membro

Registro Nº 329

MensagemEnviada: Seg Abr 10, 2006 9:34 pm    Assunto: Responder com Citação

ras.jr.
Os sacos de plasticos não seguram gas...

Podes ir a uma loja de enfeites para festas de aniversário e comprar filme metalisado (vem em rolo e realmente é filme metalizado de Poliester segura gas pacaraio)...

Corte 2 retangulos ... por exemplo eu fiz 2 retangulos de 2 mts x 1 metro... coloque um em cima do outro ...em seguida defaze-os em 45º em 1 .5 cm para um lado e para baixo...
Assim sendo vai sobrar uma margem em cima e em um dos lados de 1,5 cm...

Nesta sobra de 1,5 cm voce passa cola de contato... em seguida vire a sobra por cima do outro retamgulo... faça isto nas duas sobras deste lado...

Depois de alguns minutos vire as folhas e faça o outro lado....

O que voce vai ter é um PILLOW ou traveseiro, faça um buraco com uma tesoura em um dos cantos e reenforce o buraco com fita adesiva (larga) transparente...

Por esta abertura voce vai encher o Pillow... depois de cheio dobre a região do orificio umas duas vezes para o gas não escapar e coloque um clip de papel para segurar fechado, ou mesmo fita adesiva transparente...

vou postar umas fotos para referencia...

Se voce tiver problemas... procure um Baloeiro, um cara que fabrica balões de São João eles sabem como cortar e fazer

Veja um deles voando em um evento...

Foi exatamente com este modelo que comecei com os dirigiveis...

pillow 1.JPG
 Description:
 Filesize:  29.71 KB
 Viewed:  5324 Time(s)

pillow 1.JPG

Editado pela última vez por guga em Qui Ago 10, 2006 11:35 pm, num total de 4 vezes
Akamatsu
membro

Registro Nº 840
São Paulo, SP

MensagemEnviada: Seg Abr 10, 2006 9:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Já ouvi estória de que alguém tinha feito isto e soltou por aí, aqui em São Paulo. Imagina o susto que deu nos pilotos de helicópteros. E o quanto este cara anônimo foi o "motivo" para as altercações. Ah, detalhe, é somente ar. O ar quando esquenta é fica mais leve, é por isto que temos as térmicas. No caso, encha de ar ( não totalmente ) e deixe esquentar no sol, naturalmente ele irá ficar mais leve, e, sendo preto, irá esquentar o ar, enquanto tiver sol. Eu vi numa revista de uma locadora de vídeo ( a LaserHomeVideo ), que haviam feito um brinquedo destes lá nos EUA, um "salsichão" de 5 metros, justamente para ser aquecido com o sol. É exatamente o que o Marcelo disse, balões solares.

Agora o gás, seja hélio ou hidrogênio em qualquer envelope estando um pouco acima de 1 atmosfera, ou seja, até o ponto onde ele toma uma forma definida é suficiente. Por isto o balão de borracha serve, embora esteja pressionando o gás, esta pressão não é o suficiente para aumentar a densidade do gás. Um invólucro daqueles prateados que a gente vê por aí é uma prova disto, e com vantagem, a gente sabe bem o quanto de gás foi. Agora se quer que o gás fique bastante tempo no envelope, aí é uma outra estória.
Todos os horários são
Novo Tópico   Responder Mensagem    http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Papo de modelista Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 9, 10, 11  Próximo
Página 5 de 11

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
You cannot attach files in this forum
You can download files in this forum