Bicicleta, scooter ou moto elétrica: considerações
Ir para:  
Novo Tópico  Responder Mensagem http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Papo de modelista
 Versão para imprimir/gravar
Autor Mensagem
eleusmar
membro

Registro Nº 6159
Válidas:1160
Temporárias:161

MensagemEnviada: Ter Ago 19, 2008 12:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Ainda a tempo:
para bicicleta pensei em usar este ESC
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7341
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
alexcmag
Equipe E-voo.com

Registro Nº 146
Válidas:12866
Temporárias:3027
Sao Paulo SP

MensagemEnviada: Ter Ago 19, 2008 12:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Este ESC parece bom para o projeto, não esqueça de que precisará também de um BEC.

No caso da bicicleta, já que vai dar um trabalhinho e gastar uma grana de qualquer jeito, sugiro fazer melhor:

Em vez de um potenciômetro com knob, usar algo mais parecido com um acelerador. O ideal seria uma manopla de acelerador de moto ligada a um potenciômetro, na minha opinião.

O ideal seria um servo-tester um pouco diferente, ligado a um sensor de corrente para poder limitá-la.

Por exemplo, supondo que seja feito para 80A:

Se o acelerador estiver no máximo e a corrente chegar a 120A, ele baixaria automaticamente para 2/3, e novamente para menos do que isto se necessário, até a corrente ficar até 80A.

Caso a corrente caia abaixo do máximo, ele subiria a potência comandada ao ESC até alcançar a máxima.

Assim você evita explodir tudo na primeira subida, quando a corrente com certeza aumentará.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
claudiorfoi
membro

Registro Nº 1168
Válidas:13019
Temporárias:2120
Campo Grande, MS

MensagemEnviada: Ter Ago 19, 2008 12:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Na Bidproduct tem um tal de "Throttle by hand" que eu não entendi direito o que é, quase pedi um pra descobrir, mas esotu meio sem grana pra isso...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Bicho Solto
membro

Registro Nº 5800
Válidas:214
Temporárias:10
São Paulo, SP

MensagemEnviada: Ter Ago 19, 2008 1:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa tarde à todos,
Eleusmar, veja este tópico feito pelo Vinicius sobre este projeto. Pode ser útil. Boa sorte e um abraço.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43737&highlight=bicicleta

Editado pela última vez por Bicho Solto em Ter Ago 19, 2008 1:18 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Buts
membro

Registro Nº 3031
Válidas:1953
Temporárias:622
Vila Velha - ES - 29100-290

MensagemEnviada: Ter Ago 19, 2008 1:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Hehehe já vi que vamos abrir outra seção aqui no forum.. Amigo dá uma olhada, aqui ó:

http://www.tncscooters.com/

Acho que o que procura seria isso aqui mais ou menos.. Só que não sei como é o funcionamento, mas acredito que de para adaptar.. Ou então comprar o controladores deles, se bem que a maioria é para motor Brushed.

http://tncscooters.com/product.php?sku=101100

Esse motor aqui tem 1HP funciona com 36V e consumo na casa dos 27,4A.
http://tncscooters.com/product.php?sku=106150

Tem lá também uma soluçao para o pedal da bicicleta, para quando vc parar de pedalar a coroa da bicilceta continua com o motor, é legal quando se instala o motor na mesma corrente da bicilceta, então vc pode pedalar e usar o motor.. Como se fosse uma catraca no pedal.. hehehehe Esqueci o nome..

alexcmag
Equipe E-voo.com

Registro Nº 146
Sao Paulo SP

MensagemEnviada: Ter Ago 19, 2008 4:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Ah, por algo mais sério quero dizer algo que permita usar um sensor remoto para a posição do acelerador e que possa limitar a potência evitando danos ao equipamento.

O GWS parece excelente, e o E-Sky é bastante funcional, tanto que comecei a usar o mesmo tipo de montagem (sem uma big caixa cheia de ar...).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
qbrado
membro

Registro Nº 731
Válidas:434
Temporárias:348
Belo Horizonte

MensagemEnviada: Ter Ago 19, 2008 5:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Pessoal, estive conversando com o Vinícius ET esses dias sobre a bike elétrica.
Estou querendo montar uma também, mas com um motor mais parrudinho.
A idéia seria:

Motor de 6000W - 130kV
12S1P ou 12S2P de 2200mAh cada célula
Speed de 120A para 12S + cooler + um big dissipador
Quem sabe um conjunto de A123 ?
O problema é o preço mesmo!!!

Será que daria para andar bem?

No caso do acelerador, seria um mais inteligente, com um microcontrolador ou coisa do tipo, para a "percepção" de acelerações repentinas nocivas aos mecanismos elétricos/eletrônicos, fazendo um modelo de soft-start, o que acham?

Bom, orçando o equipo, sem baterias, ficaria em torno de 600 reais (incluindo frete), mas isso sem imposto, caso venha a pegar algum. É um bom investimento para uma "brincadeira" né?

Quanto às A123 eu não tenho muito conhecimento sobre elas, mas para se fazer um carregador que se pudesse levar para qualquer lugar junto com a bicicleta, teria algum problema? Pois para ter uma fonte de no mínimo 20A tinha que ser um trombolho né? Sem chance de carregar junto (muito peso extra). Alguma sugestão com relação a isso?

Tenho um conhecido nos EUA que disse que um amigo dele fez uma conversão do tipo, gastou em torno de 1500 doletas (todo o material + bike). A bike dele chega a 52mph em 6seg, e dura a bateria (com 12S2P) em torno de 1,5 hora interruptas.

Verdade? Mentira? O que acham disso tudo?

Abraços

Tiago
alexcmag
Equipe E-voo.com

Registro Nº 146
Sao Paulo SP

MensagemEnviada: Ter Ago 19, 2008 6:08 pm    Assunto: Responder com Citação

qbrado,

Motor de 6Kw vai dar uma baita performance, acho até mais adequado para uma scooter do que pra uma bike (freios melhores, mais estabilidade a velocidades maiores, etc.).

Conte comigo para um acelerador mais inteligente, com soft-start regulável, limitador de corrente, etc.

Para carregar um pack A123 a 12S eu tentaria partir para um projeto específico de carregador.

Elas precisam terminar a carga em 4,15V, o que para 12 células dá 49,8V, não sei a quantas o pessoal anda carregando elas, mas se for carga a 3C de 2200mAh dá 6,6A (ou 13,2A se for 2P).

Mesmo retificando, filtrando e usando em um trafo de frequencia mias alta, iria um baita trafo para reduzir esta tensão diretamente, então imaginei uma solução sem trafo.

Seria retificar e filtrar a linha de 110V (ficando com tensão de pico de uns 190V), depois aplicar PWM em um IGBT para limitar a corrente e a tensão, com um indutor em série para filtrar o sinal, interrompendo a carga quando a alimentação alcançase os 49,8V.

Claro que esta parte do carregador "rabo quente" precisaria ser um projeto bem estudado e com as devidas precauções, mas é uma solução que garante um carregador pequeno, eficiente e portátil para o pack gigante.

Ou então você monta um pack 45S e carrega direto no retificador Smile

A performance deve ficar boa, mas duração de 1,5h já acho meio exagerada. Com 12S2P de 2200mAh (174Wh) para durar 1,5h o consumo médio teria que ser de apenas 120W.
qbrado
membro

Registro Nº 731
Belo Horizonte

MensagemEnviada: Qui Ago 21, 2008 10:51 am    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Motor de 6Kw vai dar uma baita performance, acho até mais adequado para uma scooter do que pra uma bike (freios melhores, mais estabilidade a velocidades maiores, etc.).

Bom quanto à bike, seria somente questão de preço e facilidade de conseguir, qualquer casa tem alguma encostada. Como seria algo, inicialmente, experimental, acho que uma bike sirva por hora. Onde conseguir uma "carcaça" de scooter? Ou algo do tipo? Tens alguma idéia?
Código:
Conte comigo para um acelerador mais inteligente, com soft-start regulável, limitador de corrente, etc.

COM CERTEZA vou querer muito sua ajuda e experiência. Vai ser um projeto "eletrizante"!! hehehe...
Eu fiz alguns trabalhos com o microcontrolador HC08 da freescale, pois é o ensinado na faculdade. Agora o problema é que sei o assembly e muito pouco de C (aprendi o básico do básico). Pelo projeto que fiz semestre passado, vi que o assembly é muito rápido, em termos de processamento, realmente, mas por outro lado agente perde muito tempo programando, acaba que as vezes não compensa. Ate estava pensando em pegar um PIC para mexer, mas nunca tentei ainda. Vou da uma pesquisada em C para o HC08, acho q não deve ser complicado.
Citação:
Para carregar um pack A123 a 12S eu tentaria partir para um projeto específico de carregador.

Também necessito um pouco mais de conhecimento para isso.
Mas pelo que vi "an passan" rss.. num sei como escreve, pela net, me parece que não são "muito chatas" em relação ao carregador.
Citação:
Elas precisam terminar a carga em 4,15V, o que para 12 células dá 49,8V, não sei a quantas o pessoal anda carregando elas, mas se for carga a 3C de 2200mAh dá 6,6A (ou 13,2A se for 2P).

Bom, pelo que sei elas podem ser carregadas tranquilamente até em torno de 8C, ja com segurança, pois carregam por aí à 10C. Isso seria necessário um fonte que conseguisse fornecer 40A, PELO MENOS.
Citação:
Mesmo retificando, filtrando e usando em um trafo de frequencia mias alta, iria um baita trafo para reduzir esta tensão diretamente, então imaginei uma solução sem trafo.
Seria retificar e filtrar a linha de 110V (ficando com tensão de pico de uns 190V), depois aplicar PWM em um IGBT para limitar a corrente e a tensão, com um indutor em série para filtrar o sinal, interrompendo a carga quando a alimentação alcançase os 49,8V.

Bom, até a aplicação do PWM eu entendi, só não entendi como essa aplicação será feita. Com relação ao IGBT também não tinha conhecimento, mas dei uma pausa na minha escrita aqui e li um pouquinho. Pelo que vi realmente seria o que precisávamos, pois consegue trabalhar em altas correntes, mas como não olhei datasheets (não deu tempo), não sei essa corrente limite. Mas pela pequena experiência (muiito pequena) que tenho não creio que seja problema.
Aproveitando o gancho, eu gosto pra caramba dessa área, estou terminando o curso de Eng. Mecatrônica, mas NUNCA trabalhei com isso, somente na teoria das aulas mesmo, isso dificulta muito. Hoje estou trabalhando com cálculos mecânicos para transportadores de correia e máquinas de pátio para mineração e cálculo de estruturas metálicas. Gosto muito também, mas a parte eletrônica de potência me fascina!!
Citação:
Claro que esta parte do carregador "rabo quente" precisaria ser um projeto bem estudado e com as devidas precauções, mas é uma solução que garante um carregador pequeno, eficiente e portátil para o pack gigante.

Ou então você monta um pack 45S e carrega direto no retificador Smile

Vixeeee...rss.. aí você apelou...rsss!!! Acho que o problema aí seria em termos de usabilidade da bateria, pois tem a limitação, tanto do motor, quanto do ESC em relação à tensão de trabalho. Ou você quiz dizer de outra maneira? Acho que a primeira solução mais interessante.
Citação:
A performance deve ficar boa, mas duração de 1,5h já acho meio exagerada. Com 12S2P de 2200mAh (174Wh) para durar 1,5h o consumo médio teria que ser de apenas 120W.

Bom, realmente é algo a duvidar, mas estive pensando, se a pessoa sempre pedalar nas arrancadas e apartir daí acelerar (ou fazer um dispositivo mais "inteligente" no microcontrolador que fizese isso), acho que seria uma economia gigantesca, pois arrancar é a parte mais "gastona" do processo.

Arrow Vou escrever no próximo post (página) o material que pretendo comprar nesse final de semana, e gostaria da opinião de vocês.

Abraços

Tiago

Editado pela última vez por qbrado em Qui Ago 21, 2008 11:04 am, num total de 1 vez
qbrado
membro

Registro Nº 731
Belo Horizonte

MensagemEnviada: Qui Ago 21, 2008 10:56 am    Assunto: Responder com Citação

Motor: $140
Speed: $100
Programador do Speed: $10

http://www.unitedhobbies.com/unitedhobbies/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5142

Comentário:

Citação:
60-80cc replacment
daniel ginn
omg! i put this thing in a pocket bike (mini street bike) with a small 6tooth sprocket, 140amp esc and 4 lawn mower batteries and omg! 52mph 0-top in 4 seconds and will go gor 1.5 hrs!!!

http://www.unitedhobbies.com/unitedhobbies/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4691

http://www.unitedhobbies.com/unitedhobbies/store/uh_viewItem.asp?idProduct=2169

Além disso vou comprar conectores 8mm ($14).
O que mais seria necessário? Considerando que é para uma bike elétrica?
A bateria vai ficar para mais pra frente, por eu não ter a grana agora.
Até la da para fazer os circuitos, aceleradores e carregadores, adaptadores do motor e outras minúncias.

O que acham?
Abraços ... Tiago
Nuno Alves Pereira
membro

Registro Nº 33
Válidas:353
Temporárias:342
Curitiba / Paraná

MensagemEnviada: Qui Ago 21, 2008 12:15 pm    Assunto: Responder com Citação

alexcmag escreveu:
Este ESC parece bom para o projeto, não esqueça de que precisará também de um BEC.

No caso da bicicleta, já que vai dar um trabalhinho e gastar uma grana de qualquer jeito, sugiro fazer melhor:

Em vez de um potenciômetro com knob, usar algo mais parecido com um acelerador. O ideal seria uma manopla de acelerador de moto ligada a um potenciômetro, na minha opinião.

O ideal seria um servo-tester um pouco diferente, ligado a um sensor de corrente para poder limitá-la.

Por exemplo, supondo que seja feito para 80A:

Se o acelerador estiver no máximo e a corrente chegar a 120A, ele baixaria automaticamente para 2/3, e novamente para menos do que isto se necessário, até a corrente ficar até 80A.

Caso a corrente caia abaixo do máximo, ele subiria a potência comandada ao ESC até alcançar a máxima.

Assim você evita explodir tudo na primeira subida, quando a corrente com certeza aumentará.

Sei que estamos meio off topic ....
Alex:
Em primeiro lugar lembrei do seu depósito das antenas que fareio hoje....... Embarassed
Sempre pensei nisso, tipo uma motinho/lambreinha com um super speed, um super motor e muita 123....voce que entende muito de eletrônica, acha isso possível / viável $$? Podria desenvolver este "servo tester" mais inteligente?

Abraço,
Nuno
qbrado
membro

Registro Nº 731
Belo Horizonte

MensagemEnviada: Qui Ago 21, 2008 12:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Nuno, isso é tranquilamente passível de ser feito, o único "problema" é que demanda tempo de programação e acertos, que querendo ou não, agente faz nas horas vagas. E cadê as horas vagas???? rsss... ao meu ver é o único problema por hora.

Com relação ao restante do material demanda dimdim, que podem ser comprados aos poucos.

Essa é minha humilde opnião.

Abraços

Tiago
osvaldoljunior
membro

Registro Nº 4014
Válidas:1755
Temporárias:815
São paulo, SP - 25 anos

MensagemEnviada: Qui Ago 21, 2008 12:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Acho que está na hora de mudar o titulo do topico para eletrificando uma bike com Brushless hehe.
Essa eu vou acompanhar achei interesante a ideia!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
eleusmar
membro

Registro Nº 6159
Válidas:1160
Temporárias:161

MensagemEnviada: Qui Ago 21, 2008 3:22 pm    Assunto: Responder com Citação

O tópico foi criado por mim, mas dou toda liberdade para continuidade da conversa pois estou fascinado com a discussão.

Tiago,
pode tomar conta do topico e posta todos os avanços do projeto.

Estamos realmente de antenas ligadas, e poderíamos mudar realmente o titulo do tópico para: Bike eletrificada com eletronica de aeromodelo hehehe

abraços
qbrado
membro

Registro Nº 731
Belo Horizonte

MensagemEnviada: Qui Ago 21, 2008 3:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Eleusmar... fique a vontade para mudar o tópico como quiser.
Quaaalquer coisa, o Alex tem o jeitinho dele e pode criar outro tópico com as mensagens que ele quiser e nome que ele quiser tb...eheheheh.!!!

Quero ajuda de TODOS vocês nesse projetinho. Vai ser muito legal com certeza.
Lembrando que vai ser um projeto NOSSO e não só meu ok? Quem quiser participar pode ficar avontade.

Estou a espera da opnião de vocês para fechar a compra do material, menos bateria que vai ficar pra daqui um tempinho. Até la podemos usar outros tipos de bateria, ou mesmo fontes ligadas diretamente da parede...ehehe.. eeeeé isso mesmo!! Podemos fazer os testes estáticos até la. Vai ser bem interessante.

Esse final de semana vou começar a mexer no meu microcontrolador e relembrar algumas coisas. Em assembly lembro quase tudo, mas é um tipo de programação de baixo nível, que demanda tempo demais. Vo tentar reaprender o C.

Abraços,

Tiago
qbrado
membro

Registro Nº 731
Belo Horizonte

MensagemEnviada: Qui Ago 21, 2008 3:47 pm    Assunto: projeto Responder com Citação

Bom, escrevi algumas coisas no word, dêem uma conferida:

Projeto Bicicleta Elétrica

1. Componentes

· Motor de 6000W – 130kV para 12S ~ 45V.
· Speed Control de 120 A de capacidade máxima.
· Dissipador grande + Cooler.
· Carregador para baterias A123 “a ser desenvolvido” para as baterias abaixo.
· Pack de 12S2P de baterias A123 de 2200mAh cada célula.
· Uma bicicleta “comum” ou uma Scooter.
· Invólucro/pasta rígida para a proteção da bateria no quadro da bicicleta.
· Adaptador para o dissipador + cooler em local adequado.
· Correia para o acionamento da roda pelo motor.
· Esticador da correia.

2. Necessidades

· Manter o motor em local seco, que fique livre de respingos d’água, mas ao mesmo tempo arejado
· Manter o Speed Control em local seguro, fora de qualquer agente que possa trazer umidade.
· Acoplar um dissipador no Speed Control, de forma que o mesmo fique no lado externo do “arranjo”, garantindo boa convecção/ventilação natural e forçada pelo cooler.
· Proteger o motor de vibrações externas em seu eixo, a fim de minimizar danos aos rolamentos e demais componentes. Como sugestão, o uso de correias veiculares, para acionamento da roda em paralelo à corrente, acionada pelo usuário.
· Acelerador com “soft-start”, de modo que a aceleração não seja abrupta, elevando assim em demasia a corrente.
· Acelerador com duas funções: “economia” e “livre”. Em “economia” a corrente seria limitada a um valor, não a ultrapassando de forma alguma, podendo ou não ser definida pelo usuário. Pode-se usar valores de referência de corrente ou velocidade por exemplo (Ex: máx 60km/h). Em “livre”, a corrente seria limitada pelo conjunto, no caso o ESC ou um circuito de proteção do mesmo.
· Carregador que carregue as baterias citadas nos componentes em no máximo 30 min (acho que é um tempo óptimo).
· O carregador deve necessariamente ser para 110V ou 220V CA, além de ser leve o bastante para que possa ser carregado em conjunto com a bicicleta e conectado a qualquer parede que por ventura venha a necessitar carregar.

O que acham? Alguma coisa a acrescentar?

Abraços

Tiago

Buts
membro

Registro Nº 3031

MensagemEnviada: Qui Ago 21, 2008 5:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou dar minha contribuiçao..

Estou procurando um projeto de um dos participantes do grupo que usou motor da ventoinha do marea, ele pesa 96 kilos e a bicicleta atinge 40Km/h acho que é isso.

Essa bicicleta usa um motor 10 vezes menos potente que o que vcs estão pensando.
Por isso acho que esse motor seria melhor empregado em uma moto ou scooter.

Deem uma lida aqui:
http://www.evalbum.com/346
[img]http://www.evalbum.com/imgm.php?n=346a.jpg&w=300&h=225[/img]

Motor Permanent Magnet DC
12 Volt 120 Watt Rated 680 Watt Peak 3500 RPM 3.3 Kilogram
Drivetrain O6B Chain on rear bmx ratchet wheel in front forks 11:1
Controller
Hi-Tech 2 Speeds = ON and OFF
Batteries 2 DiaMec DM12, 12.00 Volt, Lead-Acid, AGM
18 Ah at 20 hour rate 6.1Kg each
System Voltage 12 Volts
Charger
MeMade 15 Volt regulator, series diodes 14.7 Volt or 13.8 Volt
Heater The Australian Sun burns your armhairs off Smile
DC/DC Converter
will make up a LM340T6 for front headlight
Instrumentation Bike Speedo
Top Speed 35 MPH (56 KPH)
on 24 Volts, 20 MPH on 12 Volts 40 MPH if pedalled
Range 5 Miles ( 8 Kilometers)
flat out
Seating Capacity 1 adult, but I could fit lots more seats, honest
Curb Weight 63 Pounds (28 Kilograms)
bike 11 kg, motor 3.3 kg, batts 12 kg, stuff 2 kg
Tires Rear: 26" Continential, Front: Cheng Shin Rubbish
Conversion Time 25 Days from Idea to Now

Aqui vcs encontram Pinhoes e coroas para Kart

http://www.ppk.com.br/produtos.asp?categoria=98&nome=PINH%C3%95ES

http://www.ppk.com.br/produtos.asp?categoria=100&nome=COROAS

Daqui a pouco posto os dados da bicileta com motor de ventoinha do marea.

Buts
membro

Registro Nº 3031

MensagemEnviada: Qui Ago 21, 2008 5:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Ideias para prender o motor

mario1.jpg
 Description:
Roda traseira com motor bosch GPB.
O da ventoinha do Marea ou brava são GPB.
 Filesize:  29.75 KB
 Viewed:  22488 Time(s)

mario1.jpg

Buts
membro

Registro Nº 3031

MensagemEnviada: Qui Ago 21, 2008 5:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Bicicleta com motor AXI brushless e com servo-tester. Muitas fotos da montagem, vale a pena olhar.. Na verdade é uma bike meio estranha, mas vale a montagem, passo a passo.. rsrsrsrsrs

http://www.wisil.recumbents.com/wisil/shumaker/default.htm

For those who want the info, here are the parts I used:

*

AXI 5345/14 motor
*

Max Amps 10AH lithium cells (12 cells in series)
*

Castle Creations HV110 ESC (controller)
*

Astro Flight brand "Servo Tester"
*

Dimention Engineering VHV BEC (servo tester power supply)
*

Eagle Tree "Micro Logger" data logger with "Power Panel" display
*

Venom Speed Meter speedometer

Final drive ratio from motor to rear wheel, 25 to 1 (currently) for 30 mph top speed.

30 mph cerca de 48Km/h em uma bike..

Buts
membro

Registro Nº 3031

MensagemEnviada: Qui Ago 21, 2008 5:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Para os que estão levando mais a sério.
Calculadora para bicicleta, calcula entre outra coisas quanto de força precisa para vc atingir determinada velocidade..

http://www.machinehead-software.co.uk/bike/power/bicycle_power_calculator.html

alexcmag
Equipe E-voo.com

Registro Nº 146
Sao Paulo SP

MensagemEnviada: Qui Ago 21, 2008 6:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Nuno,

Nem lembrava mais das antenas...

Como já tem exemplo com motor brushless e até brushed de bicicleta, e scooter nacional de 500W e 1000W, fazer algo assim com brushless parrudos e baterias LiPoFe ou até mesmo LiPo é trabalhoso e não é barato, mas defitivamente é possível.

Posso alterar meu projeto de servo-tester incorporando a função de monitoração e limitação de corrente, não é difícil. Existem sensores de corrente fáceis de usar para até 200A, é só escolher um adequado e usar para fazer a medida. É algo que acho que vale a pena neste tipo de aplicação, para evitar sobrecargas.

Veja: http://www.motor-z.com.br/produto_s1000.asp

Modelo: s1000
Motor: Elétrico de Corrente Contínua
Potência: 1000 W
Torque: 420 rpm 7 Nm
Transmissão: Motor diretamente na roda traseira
Autonomia: 40km
Recarregador: 110~220 Vac x 48Vdc
Tempo de recarga: 2 - 8 horas
Velocidade máxima: 45 km/h
Capacidade máxima: 90 kq
Pneus dianteiros/traseiros: 3" x 12"
Suspensão dianteira: Garfo Telescópico - 85mm
Suspensão traseira: Conjunto duplo de molas
Dimensões:1650mm (c) x 520mm (l) x 870mm (a
Freios: Tambor
Partida: Sem assistência - Chaveamento Liga/Desliga
Bateria: 48Vdc x 20AH - Tipo Selada - Chumbo / Solução Ácida
Altura do Assento do Solo: 830mm (condutor)
Peso bruto do veículo: 85 kg
Óleos lubrificantes: Isento - não aplicável

E é pesada porque usa bateria de Chumbo-ácido, 20Ah, 48V, que pelas minhas contas pesa uns 22Kg só de bateria.
Buts
membro

Registro Nº 3031

MensagemEnviada: Qui Ago 21, 2008 6:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois é Alexcmag uma scooter com 1000W.. Imagina esse motor que o pessoal postou que promete 7000W em uma bike.. vai voar.. rsrsrsrs

Alexcmag se vc for realmente fazer o controlador eu tenho interesse. Poderia embutir eles em uma daquelas manetes tipo moto ??? Se quiser faço o pedido lá de fora de uma daquelas que postei e envio para você testar.

Bom então anote ai, que estou na fila do controlador.... rsrsrsrs
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
alexcmag
Equipe E-voo.com

Registro Nº 146
Sao Paulo SP

MensagemEnviada: Qui Ago 21, 2008 7:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Então, Buts, a idéia é usar as manetes tipo moto mesmo, por isto falei em fazer algo específico e não um servo-tester comum.

Pode fazer o pedido da manete me mandar que incorporo na brincadeira.

Servo-tester comum funciona, claro, mas fica longe do ideal.

Se os caras chegam a 50Km/h com 1000W, se a bike de 7000W estiver toda acelerada a uns 80Km/h e você precisar parar, antes de apertar o freio você terá que lembrar de desligar o motor no servo-tester, ou o freio não conseguirá pará-la nunca.

O servo-tester então seria um pouco mais do que isto, com várias conexões:

Bateria
ESC (potência)
ESC (controle)
Manete do acelerador (no lugar do potenciômetro incorporado)
Sensor de freio (acabei de pensar nisto enquanto escrevia, se apertar o freio, precisa cortar o motor imediatamente)

Agora a parte ruim da brincadeira...

Pela legislação de trânsito, todo veículo automotor precisa ser registrado e emplacado, portanto independente de motor de 500W ou de 6000W, se colocar motor, mesmo elétrico, em uma bicicleta, vira uma motocicleta para fins legais, e não pode mais andar na rua...

Como o veículo não é feito industrialmente, além disto terá que ser homologado...
Buts
membro

Registro Nº 3031

MensagemEnviada: Qui Ago 21, 2008 7:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois é, Alexcmag. mais estou pensando em uma motinho mesmo. rsrsrs já tem um tempo que participo de grupos de Automoveis, Motos e Bicicletas..

Agora que to com um pouco mais de tempo $$$. rsrsrsrss A ideia é pegar uma RD350 velha, que é o mais barato que consegui. e colocar um motor elétrico.. rsrsrsrs Achei RD por R$ 1500,00 com motor meia boca.. rsrsrs mas não quero o motor mesmo.. hehehehehe

Quanto a manete, vou ver se compro uma top que tem lá que tem LED de monitoração de carga da bateria.. hehehe tá ficando chique a brincadeira, eu tenho um Shunt digital que mede até 200A. Que comprei justamente pensando na brincadeira.. hehehehe

Estou fazendo o pedido hj.. Assim que chegar te envio.

Outra, coisa talvez em vez de cortar o motor, poderia diminuir a rotação do motor a 10% ou 20%, assim teriamos freio a motor. Tipo quando vc freia normalmente vc solta o acelerador, funcionamento normal.. em caso de emergencia vc ainda está acelerando e aperta o freio repentinamente, motor seta a 10% ou menos e ai sim iria reduzindo gradativamente, humm ta ficando mais caro.. hehehehehee

Quem sabe no futuro não monto uma dessas aqui:
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Buts
membro

Registro Nº 3031

MensagemEnviada: Qui Ago 21, 2008 7:50 pm    Assunto: Responder com Citação

alexcmag escreveu:

Agora a parte ruim da brincadeira...

Pela legislação de trânsito, todo veículo automotor precisa ser registrado e emplacado, portanto independente de motor de 500W ou de 6000W, se colocar motor, mesmo elétrico, em uma bicicleta, vira uma motocicleta para fins legais, e não pode mais andar na rua...

Como o veículo não é feito industrialmente, além disto terá que ser homologado...

Bom como foi para o grupo e o grupo é publico, reproduzo aqui a mensagem de um dos integrantes na verdade uma.

Segue a transcrição abaixo:

"Ano passado mandei um email pro detran rs e eles foram "suuperr"
esclarecedores: (não falaram nada sobre possuir pedal ou não)

Sra. Fernanda
Informamos que conforme a Resolução 168/04 do CONTRAN, cita que a
Categoria "A" destina-se a condução de todos os veículos automotores e
elétricos, de duas ou três rodas, independentemente de sua cilindrada.
Para entrar em contato com o DETRAN-RS, ligue:
Disque-Detran 08005103311

mandei também para o denatran: (eles também não falaram nada sobre
bicicletas)

Senhora Fernanda,

Para qualquer veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de
combustão interna é necessário ser habilitado.
Se a motocicleta for acima de 51 cilindradas a CNH será categoria “A”.
Se for abaixo de 50 cilindradas o candidato deverá obter, junto ao
DETRAN do seu Estado, uma ACC - AUTORIZAÇÃO PARA CONDUZIR CICLOMOTOR.
Por oportuno, esclareço que esta autorização não é um simples pedaço
de papel autorizando a conduzir ciclomotor, para receber esta
autorização o candidato tem que fazer os exames que a legislação
prevê. RESOLUÇÃO Nº 168, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2004.

Parece até que eles estão fugindo do assunto pois nos dois emails eu
perguntei sobre bicicletas e motos elétricas e eles não falaram nada
do que eu perguntei. Acho que na verdade nem eles sabem. Agora, esse
ano, mandei de novo um email, com fotos, específicações técnicas e
deixei bem claro que tem pedais e é elétrica. Estou esperando a
resposta a 2 semanas. Quando responderem venho aqui pra dizer o que
eles falaram!
E ainda por cima aqui no RS não existe a tal da autorização para
conduzir ciclomotores... E ela custa o mesmo preço que custa pra tirar
carteira de moto!!! Melhor então fazer logo uma carteira de moto!!!
- Show quoted text -

>>> Resposta <<<<

> A grande jogada é para qualquer veículo elétrico colocar pedal... assim
> ninguém pode interferir, vale para trikes e veículos de 4 rodas. Colocou
> pedal e tem potência abaixo de 50cc não precisa de emplacamento e
> documentos.
>
> Pelo menos no Detran-PR é assim.
>
> []
> Leomir
>
"

Todos os horários são
Novo Tópico   Responder Mensagem    http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Papo de modelista Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
Página 1 de 7

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
You cannot attach files in this forum
You can download files in this forum
Turnigy 2200mAh 3S 20C Lipo Pack