catamaran rc para velocidades altas!
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lukas
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MensagemEnviada: Qua Jun 24, 2009 7:37 pm    Assunto: catamaran rc para velocidades altas! Responder com Citação

vou iniciar a construçao de um catamaran rc num tamanho entre 90 e 100cm e querendo obter velocidades acima de 100 km/h, mas como nunca me atrevi com os nautimodelos Very Happy peço umas dicas para motorizaçao, helice e talz.
essa é a planta que eu vou usar, vai ser construida em balsa depois fibra por cima e araldite diluido com alcool por dentro!


o motor estou entre nitro ou eletrico, se for nitro acho que esse ta de bom tamanho não
http://www.himodel.com/engines/ASP_21MX_Marine_Engine_W_pull_starter.html
eletrico eu andei vendo uns in runner na hk mas nao sei qual me dararia boa velociade e como os esc pra boats sao bem carinhos tava pensando em adaptar um normal ( no forum pt-nauticmodel eles fazem bastante isso e nao da problema).

o leme tem 160mm tbm capta agua e o shaft holder 65/100mm

e resultado final!!!!conforme estiver o andamento do projeto tento fazer ela meio abaulada tipo esse cats 2009



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MensagemEnviada: Qua Jun 24, 2009 8:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Com um motor 21, se chegar a 50km/h vai ser muuuuuuuuito já. E vai parecer bem rápido...
Para passar dos 100km/h, vai pensando em algo com pipa sintonizada, provavelmente um motor 60 ou 90, e um bom capital...
Se for elétrico, seria legal você fazer ele menor, tipo 50cm, e colocar um motor bem bravo, puxando uns 50 ou mais ampères, com bateria 3 ou 4S.
Quanto ao setup inteiro, não sei, eu nunca fiz um desses, mas já ví um monte... Tenho noção da potência necessária pra andar rápido, e nunca ví um barco com motor 21 passar de 50km/h.
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MensagemEnviada: Qua Jun 24, 2009 8:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Bela lancha, e bela planta.

Também tenho pouquíssima experiência com nautimodelos, mas tenho razoável com hidroaviões, que enquanto não decolaram são nautimodelos...

Em barcos reais catamarã é uma boa pedida para conseguir estabilidade sem precisar de muito peso e sem usar um V muito profundo.

Mas não sei se na escala vai atingir a velocidade que você quer. Nas minhas experiências com hidroaviões tanto casco em V quanto catamarã sempre davam muito arrasto na água. Os melhores resultados consegui com casco quase plano, estilo aerobarco dos everglades, e cantos bem vivos.

Os recordistas de velocidade em nautimodelos são outriggers elétricos.

Para manter a aparência, eu deixaria as laterais do catamarã com o fundo mais plano, mas também não sei informar como seria o comportamento em alta velocidade.

Dê uma boa lida neste site: http://www.fastelectrics.net/ , que dá muitas dicas.
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sancler
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MensagemEnviada: Qua Jun 24, 2009 9:18 pm    Assunto: Responder com Citação

100km/h é bem complicado com um motor destes , ainda mais com este tamanho , e a construção com balsa e fibra fica muito pesada , o ideal é fazer uma forma é construi-la só de fibra , um modelo deste tamanho em balsa e fibra vai ter um peso aproximado de 4kg , vai ter que ter muito motor para fazer o bicho aquaplanar , um 91 no minimo , não tenho muita experiência em nautimodelos , mas acho que é isso .
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MensagemEnviada: Qua Jun 24, 2009 10:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Com um motor .21 e uma hélice de superfíce conseguirá chegar a 120Km/h sem nenhuma dificuldade, tenho uma com 95cm de comprimento por 40 de largura com um motor de rabeta thundertiger pro 21 e uma hélice de superfície 40X25 e ela atinge 132Km/h.
Tenha cuidado com o hull dela para não capotar pois ela por ser muito rápida e ágil capota facilmente em água com marolinhas, tem que navegar em águas bem calmas e sei que irá gostar muito desse tipo de lancha mas se o lugar onde pretende usar ela tem marolinhas com frequencia te aconselho uma offshore deepvee pois esse tipo de lancha é para águas mais agitadas.
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MensagemEnviada: Qua Jun 24, 2009 11:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Sobre a construção dela, a minha é toda em balsa e a carenagem dela foi a única coisa que eu fiz em fibra de vidro e o peso dela não chega a 2Kg, como motor dá 2.350g pois só o motor pesa 720g.
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MensagemEnviada: Qui Jun 25, 2009 12:20 am    Assunto: Responder com Citação

a minha primeira ideia foi fazer ela em balsa depois tirar um molde em fibra e ai sim fazer ela. acho que nao passaria nunca de 1 kg so na balsa, com as cavernas em compensado 3mm e chapeada com balsa 1,3mm so pra da o formato mesmo.
lugar pra pilotar eu to bem, mesmo aqui sendo uma cidade com muito vento, eu andaria com ela nas salinas que em dias com vento moderado elas ficam um espelho, sem entao......
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MensagemEnviada: Qui Jun 25, 2009 12:34 am    Assunto: Responder com Citação

quem dabe dois desses com esc de 35 amps e lipo 3s

http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4196&Product_Name=HXT_2445_(370L)_3790kv_Brushless_Inrunner

ou dois desses com esc de 60 amps e lipo 5s Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6527&Product_Name=Turnigy_B36-56-04_2600kv_Inrunner
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MensagemEnviada: Qui Jun 25, 2009 1:18 am    Assunto: Responder com Citação

Quanto a motor elétrico não sei como te ajudar pois as minhas são glow e andam muito bem mas nada contra elétricos só não seu especificar motorizações adequadas para cada tipo de barco.
Quanto a fibra de vidro ela irá pesar mais do que você imagina e as cavernas faça todas de balsa também, não precisa de compensado, é desnecessário pois agrega mais peso e gera mais arrasto na água pois esse tipo de lancha praticamente flutua no ar em cima da água pois toca bem pouco a água e por esse motivo é que se utiliza hélice de superfície e não hélice submersa pois se usar submersa dificilmente chegará a 40Km/h.
Eu usei a fibre de vidro somente para fazer a carenagem dela pois os contornos e curvas deixaria muito frágil se feita em balsa.
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MensagemEnviada: Qui Jun 25, 2009 10:00 am    Assunto: Responder com Citação

LaercioLMB escreveu:
Com um motor .21 e uma hélice de superfíce conseguirá chegar a 120Km/h sem nenhuma dificuldade, tenho uma com 95cm de comprimento por 40 de largura com um motor de rabeta thundertiger pro 21 e uma hélice de superfície 40X25 e ela atinge 132Km/h.
Tenha cuidado com o hull dela para não capotar pois ela por ser muito rápida e ágil capota facilmente em água com marolinhas, tem que navegar em águas bem calmas e sei que irá gostar muito desse tipo de lancha mas se o lugar onde pretende usar ela tem marolinhas com frequencia te aconselho uma offshore deepvee pois esse tipo de lancha é para águas mais agitadas.

Laércio manda um filminho da bicha ai pra gente , e da uma olhadinha no tópico do aerobarco que fabrico http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=61956
e também no review que o Edgard ta fazendo e eletrificando um http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=65061

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MensagemEnviada: Qui Jun 25, 2009 10:41 am    Assunto: Responder com Citação

Lukas,acho que seria legal você avaliar mais a velocidade desejada para o seu catamaran, pois vais gastar $ alto para conseguir os seus 120hm/h,ainda mais se optar pelos brushless.

No site abaixo o camarada quer converter o seu catamaran com motor .21 que não passa das 30-40mph(x1,609=km/h) em elétrico...e aí tem algumas idéias.

http://www.rcuniverse.com/forum/m_8865249/tm.htm
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MensagemEnviada: Qui Jun 25, 2009 10:54 am    Assunto: Responder com Citação

É Carlão a brincadeira não é barata , e eu que to fazendo o casco por 400 pila e tão achando caro ! vou pedir para eles dar uma pesquisada nos preços por ai Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
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MensagemEnviada: Qui Jun 25, 2009 11:17 am    Assunto: Responder com Citação

É sancler o problema é que motores brushless junto com os packs de lipo que não vão sair baratos........você colocar uma motorização para andar +- 50 km/h ou colocar motorização para 120 km/h já viu a diferença hehehehe, tanto para glow quanto elétrico.
Exemplo se montar o aerobarco com motor na faixa de .40 vais gastar +- 240 pratas mas se for motorizar com um 46 AX já se vão 600 pratas.

Plano de catamaran ver site: http://cid-d15bb0f76da55eb3.skydrive.live.com/self.aspx/Public/MaxCat/MaxCatV1-L.zip

tem o plano de fabricação no site : http://www.rcuniverse.com/forum/m_7507027/mpage_2/key_/tm.htm
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MensagemEnviada: Qui Jun 25, 2009 2:18 pm    Assunto: Responder com Citação

com certeza um setup eletrico pra vencer a barreira do som ops... 100km/h huahuaha, vai ficar bem caro, depois de ler o alexcmag me passou vi que nao vou tirar muita coisa desses motores que postei. acho que pra começar a pensar em uns 80km/h pelo menos um desses
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4938&Product_Name=KB45-08L_2300kv_Brushless_Inrunner
com esse esc
http://www.himodel.com/electric/HiModel_GX_Seires_125A_3-7S_Brushless_Electric_Speed_Controller_W_BEC_Type_GX-125A-BEC.html

e uma bateria 6s, mesmo assim nao sei se ficaria top o bom mesmo era uma lipo 8s pra esse motor mas ai so dá com esc acima de cento e tantos dollares
so em um setup desses ja foi pelo menos U$140 imagina dois.

agora que começam mesmo as duvidas.!!
gasto dinheiro num setup eletrico "bom" (com esse esc meio duvidoso)?
ponho uma asp 108, que ta 76 doletas na hk?
ou faço ela grandinha pra um motor 26cc ( nao vai ser o supra sumo da velocidade e compensação e bem grandinha Very Happy )
quem sabe dois .21?
me contento com um .21 mesmo?
Question Question Shocked Shocked Question Question

sabado to dando inicio a fase um rabiscar a balsa!
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MensagemEnviada: Qui Jun 25, 2009 2:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Verdade, o motor de rabeta thundertiger pro21 custa R$980,00, não sei por que custa tão caro isso mas custa já o casco o custo total dele não dá R$100,00 com pintura e tudo mais.
Já motores elétricos acredito que saiam mais barato mas tem que ser motores para náutica mesmo, com refrigeração a água e tudo mais pis do contrário terá problemas com aquecimento já que não terá hélice empurrando vento em cima dele e nem ar passando por ele por causa do casco que estará fechado.
quanto a filmes da lancha, não tenho filmadora então não tenho como filmar e a máquina fotográfica deve estar chegando a semana que vem pois aqui elas custam muito caro.
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MensagemEnviada: Qui Jun 25, 2009 2:54 pm    Assunto: Responder com Citação

LaercioLMB escreveu:
Verdade, o motor de rabeta thundertiger pro21 custa R$980,00, não sei por que custa tão caro isso mas custa já o casco o custo total dele não dá R$100,00 com pintura e tudo mais.
Já motores elétricos acredito que saiam mais barato mas tem que ser motores para náutica mesmo, com refrigeração a água e tudo mais pis do contrário terá problemas com aquecimento já que não terá hélice empurrando vento em cima dele e nem ar passando por ele por causa do casco que estará fechado.
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MensagemEnviada: Qui Jun 25, 2009 3:38 pm    Assunto: Responder com Citação

quanto a refrigeraçao do motor basta colocar uma "serpentina" nele e usar pasta termica pra maior eficiência o esc tbm teria uma "caixinha" que circula agua, ja vem pronta para adaptação em esc normais.

sancler R$100,00 da para pelo menos a parte da fibra, resina crystal ( mais cara) R$13,00 kg(uns 2kg deve da), catalisador ja tenho, tecido por volta do R$15,00 o metro (no max 3m), desmoldante tenho uma receitinha com vela e vaselina ta aqui em algum lugar no meu pc!
quanto a parte da tinta nao sei! se for feita a partir de um molde como seu aerobarco um gel coat seria legal mas nao tenho a minima noçao de como fazer.
outra duvida é como eu faria pra juntar as duas peças da lancha sem deixar uma "aresta ou borda" ( nao sei o nome ) pro casco ficar bem lisinho, nao aparecendo os traços da junção das duas partes?
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MensagemEnviada: Qui Jun 25, 2009 3:56 pm    Assunto: Responder com Citação

se for a sua primeira obra em resina e fibra , te prepara , pois é bem complicadinho , quanto ao material , vamos lá resina 14 pila o kilo 3 kilos no minimo, tecido 2 camadas para impermeabilizar bem ,por dentro e por fora , 6 metros não dá
primer , tinta , thiner 4800, massa etc
100 pila dá não , vamos ser realistas , num adianta eu tentar te enganar .

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MensagemEnviada: Qui Jun 25, 2009 4:49 pm    Assunto: Responder com Citação

o problema nao eh o preço da lancha ate porque nao vai ser tipo overhaulin tudo em uma semana, o pior é tentar um setup e ele ficar m***a ai vai ser dinheiro no lixo.
eu tenho um pouco de experiencia com fibra volta e meia to mechendo com ela ja fiz ate um caiaque, e alem do mais tenho um primo que trabalha com fibra, ainda nao pedi mas com certeza ele me da uma força Wink Wink
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MensagemEnviada: Qui Jun 25, 2009 5:31 pm    Assunto: Responder com Citação

A lukas então ta safo , agora vai por mim, diminui o tamanho dela , pois desse tamanho que voce quer com menos de 2.000 conto tu não coloca nada que preste .
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MensagemEnviada: Sáb Jun 27, 2009 8:09 pm    Assunto: Responder com Citação

hj imprimi a planta mas minha impressora te imprimindo tudo falhado deve ser a tinta no fim, agora so segunda pra plotar a planta em A0, aguardem que vem uma surpresinha por aí!!!!!! Rolling Eyes
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MensagemEnviada: Ter Jun 30, 2009 3:53 am    Assunto: Responder com Citação

hj plotei e ja risquei as madeiras vou ficar devendo as fotos mas to documentando tudo, ahh a surpresa ia ser o motor 26cc mas meu irmao me conveceu a tentar fazer o cat bem arisco, entao ele ficou com 75cm vou usar compesado 2,3mm e balsa vai ficar bem leve pq sao so duas peças em cp.
o motor vai ser o KB45-08XL 1600kv e um esc HiModel GX Seires 200A 4-8S Electric Speed Controller W/BEC. primeiro vou colocar pra rodar com uma lipo 6s depois mais pra frente um upgrade pra 8s

um videozinho de um cat com umsetup parecido
http://www.youtube.com/watch?v=7CPuH5NVAGs
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MensagemEnviada: Ter Jun 30, 2009 12:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Manda vê luka, estou acompanhando.

Warne
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MensagemEnviada: Ter Jun 30, 2009 2:23 pm    Assunto: Responder com Citação

sancler escreveu:
LaercioLMB escreveu:
Verdade, o motor de rabeta thundertiger pro21 custa R$980,00, não sei por que custa tão caro isso mas custa já o casco o custo total dele não dá R$100,00 com pintura e tudo mais.
Já motores elétricos acredito que saiam mais barato mas tem que ser motores para náutica mesmo, com refrigeração a água e tudo mais pis do contrário terá problemas com aquecimento já que não terá hélice empurrando vento em cima dele e nem ar passando por ele por causa do casco que estará fechado.
quanto a filmes da lancha, não tenho filmadora então não tenho como filmar e a máquina fotográfica deve estar chegando a semana que vem pois aqui elas custam muito caro.

R$100,00 não compra nem o material de pintura laércio Exclamation


Sancler, eu uso tinta spray mesmo e não esses gel para laminar fibra de vidro, meus cascos fiz todo em balsa por isso disse que não custa 100,00.
Não gosto dos cascos em fibra embora sejam mais resistentes a impactos do que a balsa.
Mesmo a carenagem que eu fiz em fibra de vidro eu pintei com spray.
Acho até interessante aerobarcos mas sinceramente não gosto nem um pouco pois se for para fazer um barco com motor de aero ou hélice de aero com motor elétrico prefiro fazer uma pantaneira que fica mais real pois catamarã não existe realmente nenhuma com esse tipo de motorização a não ser essas RC mesmo.
Nada contra a sua mas particularmente não gosto.

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Bazinga!!!!
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MensagemEnviada: Ter Jun 30, 2009 2:53 pm    Assunto: Responder com Citação

OK Laércio , só bolei esse aerobarco para usar o motor de aero que tinha sobrando aqui , sempre tenho motores 46 a disposição dai resolvi fazer aerobarcos e como apareceram diversos interessados no casco resolvi coloca-los a venda e agora não estou dando conta das encomendas Shocked , quanto ao catamaram até vou fazer um para tirar o molde e confecçionar em fiberglass , também gosto muito , o unico inconveniente é justamente o preço dos motores , que acho serem muito caros , mas ja resolvi esse pequeno problema Twisted Evil
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