| ESC esquema elétrico |
|
|
|
http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Avioes - Iniciando | Ir à página 1, 2 Próximo |
| Autor | Mensagem | |||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
Marco Antonio
membro Registrado em: Segunda-Feira, 29 de Dezembro de 2003 Mensagens: 14570 Válidas:9223 Temporárias:3686 São Paulo-SP |
Cara se vc não sabe o porque dos tres fios então vai precisar estudar muito pra projetar alguma coisa para esse fim. Aff. _________________ Aviso: Usuário raivoso... é dona Spektrum, a batata tá assando.Heheheheh |
|||||||||||||||
|
Marco Antonio
membro Registrado em: Segunda-Feira, 29 de Dezembro de 2003 Mensagens: 14570 Válidas:9223 Temporárias:3686 São Paulo-SP |
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=140454 _________________ Aviso: Usuário raivoso... é dona Spektrum, a batata tá assando.Heheheheh |
|||||||||||||||
|
Marco Antonio
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=181247 Com esse circuito com certeza vc vai entender tudo. http://www.rcgroups.com/forums/attachment.php?attachmentid=168802 _________________ Aviso: Usuário raivoso... é dona Spektrum, a batata tá assando.Heheheheh |
|||||||||||||||
|
flaviohpo
membro Registrado em: Segunda-Feira, 8 de Fevereiro de 2010 Mensagens: 20 Válidas:19 Temporárias:0 POA, RS |
vlw Marco Antonio, vo da uma estudada nisso... eu to acostumado a trabalha com motores comuns, nunca trabalhei com aeromodelis nem com motorres brushless. |
|||||||||||||||
|
alexcmag
Equipe E-voo.com Registrado em: Sexta-Feira, 13 de Fevereiro de 2004 Mensagens: 13931 Válidas:9887 Temporárias:2974 Sao Paulo SP |
Flavio, para evitar que você perca muito tempo... Motores comuns (DC) giram sozinhos quando você liga em uma fonte de corrente continua, pois têm escovas que mudam a energização das bobinas conforme ele gira. Controla-los é muito fácil, basta desligar ou ligar a alimentação, e se quiser regular a potência um PWM simples (ligando e desligando milhares de vezes por segundo) resolve, e não chega a ser crítico errar o PWM porque simplesmente o motor pode funcionar na potência errada ou não girar. Os brushless são motores trifásicos e trabalham com corrente alternada. Só para fazê-los rodar já é um trabalhão, pois no nosso caso eles são sem sensor. O software do controlador precisa identificar em que posição o motor está para mudar de fase na hora correta. Em cima disto ainda tem um cálculo de avanço, e se quiser controlar a velocidade (em vez de deixar no máximo) ainda entra uma modulação PWM em cima. Além de usar 6 vezes mais FETs (2 para cada fase, sendo um ligando-a ao positivo e outro ao negativo, obviamente não ao mesmo tempo, por isto qualquer erro no circuito ou no programa causa um belo estouro. Se sua idéia é apenas entender como funciona, vá em frente. Se for para economizar a compra de um ESC, esqueça. Um ESC de 20A custa a partir de 40 reais, por este preço você provavelmente não compra nem os FETs para montar um, quanto mais o restante necessário para o circuito, além de que teria que desenvolver um software (firmware) bastante sofisticado. |
|||||||||||||||
|
flaviohpo
membro Registrado em: Segunda-Feira, 8 de Fevereiro de 2010 Mensagens: 20 Válidas:19 Temporárias:0 POA, RS |
obrigado pelas dicas alexmaq, parece q tu domina bem o assunto, mas o problema é q eu preciso comunicar com GPS... Se eu comprar um ESC eu não tenho como alterar, pq o software que existe nele ja ta la.. Eu li que existe um jeito de programa o ESC, mas acho q isso nao iria resolve o meu problema... :/ talvez eu deva usar motores de escova pra evita o circuito gigante e os problemas q eu posso causar nos motores... Vou abrir outro post pra discutir sobre esse novo assunto, obrigado pela ajuda moçada. |
|||||||||||||||
|
LaercioLMB
membro Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009 Mensagens: 4769 Válidas:3626 Temporárias:673 Porto Alegre, RS |
Cara, compra motores e esc's brushless e não gaste um montão de dinheiro querendo construir você mesmo. Quando dominar completamente a eletrônica, verá que muitos equipamentos só valem a pena serem feitos quando em linha de montagem robotizada e com peças compradas em grandes quantidades pois amadores de fundo de quintal podem sim construir seus equipamentos mas os custos por unidade dos componentes se tornam muito caros e as vezes até inviáveis. Se tens muita grana e não sabe o que fazer com ela, vá em frente e monte tudo o que desejar mas do contrário, construa em casa somente o que for barato e fácil de fazer se nãos erá jogar dinheiro fora mesmo. _________________ Tolerância ZERO. |
|||||||||||||||
|
robert_simon
membro Registrado em: Quinta-Feira, 2 de Abril de 2009 Mensagens: 822 Válidas:456 Temporárias:281 São Paulo - SP |
pq se comunicar com um gps ?? quem voa fpv usa um gps que ate assume o comando do aero para traze-lo de volta em caso de perca de sinal . |
|||||||||||||||
|
flaviohpo
olha o bagulho q eu achei moçada o negocio ja ta todo feito http://www.allegromicro.com/en/Products/Part_Numbers/3938/3938.pdf é um driver pra motor brushless de 2A a 25A com comunicação paralela, tu nao precisa implementa protocolo nenhum, nada de mais, só set e clear IO. é mão na roda, só precisa saber onde vende isso. |
|||||||||||||||
|
alexcmag
Equipe E-voo.com Registrado em: Sexta-Feira, 13 de Fevereiro de 2004 Mensagens: 13931 Válidas:9887 Temporárias:2974 Sao Paulo SP |
Você reparou na descrição dele? Tem algumas coisas que você deve saber: 1) Ele é para usar com sensores hall, como os motores de HD 2) Ele não tem FETs, 2A a 25A são os FETs que você precisa colocar além dele 3) Ele controla PWM, mas precisa de um microcontrolador dizendo pra ele que potência é para ele fazer. Portanto para fazer um ESC brushless sensored você precisa de um destes, mais 6 FETs, um microcontrolador, 3 sensores hall e os motores não podem ser originais... Se quiser um projeto completo de ESC brushless com sensores (só para fins experimentais, não use para voar por favor) veja em http://homepages.paradise.net.nz/bhabbott/sensored.html |
|||||||||||||||
|
flaviohpo
poisé, precisa por mais CI... eu reparei depois. acho q esse é o jeito... shasahihsaihs vo me aventura, vo usa de trabalho de conclusao eu acho |
|||||||||||||||
|
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com Registrado em: Segunda-Feira, 10 de Novembro de 2003 Mensagens: 3079 Válidas:1612 Temporárias:1067 |
Porque voce quer comunicar um esc com um GPS? Seja mais específico no que voce pretende fazer que a gente te ajuda! Voce sabia que um esc funciona com o mesmo tipo de sinal de um servo? ou seja: Voce tá fazendo uma placa de navegaçao, que alem de ler dados de gps vai acionar motores? Se sim, pense bem: Voce vai economizar muito código usando escs comuns Veja na imagem em anexo que o trem de pulsos é muito simples e a conta também. gere este tipo de sinal para um servo e entenda como ele funciona, mande o mesmo pulso pelo menos umas 30 vezes para cada posiçao pra dar tempo do servo se posicionar, depois voce afina o codigo para o esc, deixando-o mais rápido. esta é uma possibilidade. A outra é voce converter um Esc tower pró para I2C, mas aí vai depender da sua habilidade em eletronica.
_________________ Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war. |
|||||||||||||||
|
Marco Antonio
Virgi.. tadinho, ta todo perdido sem saber o que quer. _________________ Aviso: Usuário raivoso... é dona Spektrum, a batata tá assando.Heheheheh |
|||||||||||||||
|
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com Registrado em: Segunda-Feira, 10 de Novembro de 2003 Mensagens: 3079 Válidas:1612 Temporárias:1067 |
Calma, as vezes ele só nao nos contou direito Se nao for nenhum segredo de estado, é mais facil falar o que pretende pra gente poder ajudar abs! _________________ Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war. |
|||||||||||||||
|
alexcmag
Não tente colocar tudo em um componente só (comunicação com GPS, controle de motor, etc.), porque nada no mundo atual faz isto. Mesmo com a poderosa CPU do PC que você está usando para digitar este texto, garanto que existem vários processadores atuando ao mesmo tempo. No mínimo: - CPU principal (Celeron, Core, Core 2, etc.) - microcontrolador no teclado - microcontrolador no mouse - microcontrolador no monitor - microcontrolador no wireless - microcontrolador no bluetooth - microcontrolador na câmera - microcontrolador pra tudo quanto é lado Com as palavras GPS e controlador de motor, deduzo que tenha algo a ver com um robô ou veículo autônomo. Pois bem, todo robô é feito com vários processadores diferentes, assim como todo veículo, então deixe um ESC comercial fazer o serviço dele, e faça seu controlador principal mandar pulsos para controlá-lo, assim como aos demais componentes do sistema. |
|||||||||||||||
|
flaviohpo
Caro Marco Antônio, se não é para ajudar nem incentivar, não perca seu precioso tempo comigo. A pergunta é em relação aos ESCs, eu quero sabe se existe algum meio de controla-los, se existe alguma documentação q diga como é o protocolo, etc. A idéia sujerida pelo Alex é a mais válida pra mim, de usar ESC existente. Até então eu achava que não tinha como controla-los através de um outro uControlador... Editado pela última vez por flaviohpo em Ter Fev 09, 2010 11:22 pm, num total de 1 vez |
|||||||||||||||
|
flaviohpo
Isso foi a minha primeira idéia, mas eu nao sei onde posso encontrar documentação de como me comunicar com um ESC. Se eu soubesse como fazer isso taria ótimo. Algúem sabe onde encontro? |
|||||||||||||||
|
alexcmag
O "protocolo" é o que o Novelli já te passou acima, um pulso de 1ms (0%) a 2ms (100%), seguido de um intervalo completando 20ms. Com isto você controla ESCs, servos de rádiocontrole, servos de parabólica, etc. |
|||||||||||||||
|
flaviohpo
ah, bom eu nao tinha intendido direito o q ele tinha falado, isso serve pra qualquer ESC? eu nao sei onde q eu vo dar esses pulsos , ele tem conectores pra eu encaixar meu sinal ou vo te q enjambrar dentro dele? ps.: nunca mexi num desses na vida, só tenho um meia boca num automodelo que nem eh pra brushless, eh pra servo normal. achei isso: http://towerprocn.sh15.host.35.com/towerprocn/english/esc/ESC.html eu vi que esses ESCs ai que o Novelli indico tem um conector a mais, vou ver se encontro alguma coisa explicando melhor sobre eles |
|||||||||||||||
|
alexcmag
Sim, serve para quelquer ESC, seja ele para motor escovado ou brushless, para aero, auto ou nauti. Todo ESC brushless tem 3 conjuntos de fios. Um é um par preto e vermelho para a bateria. Outro é um trio de fios para o motor (é trifásico, se girar ao contrário basta inverter 2 fios quaisquer), e o último de sinal termina em um conector mini-modu de 3 vias. Neste conector há 3 contatos. Em uma das extremidades (preto ou marrom) fica o negativo. Na outra extremidade é o sinal (branco ou amarelo), o pulso citado pelo Novelli, em nível lógico (3V a 5V). Injeta-se o sinal neste conector, não no meio do ESC porque soldar qualquer coisa na placa só vai criar um ponto frágil. No meio fica a alimentação (vermelho). Se o ESC tiver BEC (a maioria para baixas correntes) sai 5V dali, com corrente máxima em torno de 1A a 2A. Estes 5V são usados para alimentar o receptor e servos. Se o ESC não tiver BEC (normalmente ESCs de 60A para mais, feitos para tensão de entrada acima de 11,1V) não sai nada do fio do meio. |
|||||||||||||||
|
flaviohpo
fecho, era isso q eu precisava saber.. como eu não sou um iniciado eu não sabia disso, olha o q eu quero fazer Alex, exatemente igual ele fez http://farshidjh.wordpress.com/ |
|||||||||||||||
|
Marco Antonio
Chiiiiii .. agora é que vc ta perdido de tudo mesmo. Um quadricóptero. Vai ter que ralar muito mocinho.... Se acha que vai fazer isso sem uma pá de acelerometros, um belo programa de gerenciamento e muito conhecimento que você não tem(pelo menos ainda não) esquece que o buraco é beeeeeeeeem mais embaixo. Um usuario aqui fez e voou com ele no Ibira. _________________ Aviso: Usuário raivoso... é dona Spektrum, a batata tá assando.Heheheheh |
|||||||||||||||
|
flaviohpo
quem sabe eu começo a achar tudo muito dificil e não faço nada na vida. |
|||||||||||||||
|
Marco Antonio
Vou pendurar isso na sala pra me inspirar... Filhinho.. como vc acha que vai controlar isso heim? Diz ai. Pra não ser tão ruim com vc... http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=768115 Mas eu sou, e muito! _________________ Aviso: Usuário raivoso... é dona Spektrum, a batata tá assando.Heheheheh |
|||||||||||||||
|
flaviohpo
ja trabalho com micro controladores a 3 anos, ja fiz interface com acelerometros e gps, sd card, e muito mais coisas só me falta o conhecimento de aeromodelismo. Obrigado pelo tópico, vai ser util |
|||||||||||||||
|
Todos os horários são |
||||||||||||||||
|
Página 1 de 2 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. You cannot attach files in this forum You can download files in this forum |