www.e-voo.com

Aeromodelismo elétrico

Radio Turnigy 9XR

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Alvaro Sala, benites, Paulinho

alissongc2000
membro
Contacto:

Mensagempor alissongc2000 » 11 Mar 2013 10:31

Legal! vc retirou do 9X ? ou encontrou somente este suporte para comprar ?

Cristiano Goulart
membro

Mensagempor Cristiano Goulart » 11 Mar 2013 10:35

Comprei no ML de um cara que estava vendendo a carcaça traseira do TGY 9X.

alissongc2000
membro
Contacto:

Mensagempor alissongc2000 » 11 Mar 2013 10:56

Este mercado livre tem de tudo mesmo ! AhUAHuAHuHAAu

alissongc2000
membro
Contacto:

Mensagempor alissongc2000 » 11 Mar 2013 11:01

Mas a idéia é boa, se não tiver a peça, talvez dê pra fazer de madeira !

RGBosio
membro

Mensagempor RGBosio » 12 Mar 2013 14:20

Pessoal, ontem chegou meu 9XR e quando fui ligar, percebi a luz do READY não acende, entretanto, todo o resto do rádio funciona perfeitamente.
Sei que essa luz não faz muita diferença, mas gostaria que funcionasse, porque pra mim sua única utilidade seria uma boa indicação pra não esquecer o rádio ligado.

Já desmontei o rádio e não achei nenhum vício visível.

Alguém teria alguma dica do que possa ser feito por um leigo em eletrônica como eu?

Valeu!

vitorborg7
membro

Mensagempor vitorborg7 » 12 Mar 2013 19:45

Se o atendimento ao cliente da hk não fosse tão falho e a devolução desse seu rádio pra lá não fosse tão dispendiosa o que eu aconselharia seria mandar o tx de volta pra eles trocarem. Fora isso eu não tenho a menor experiência com esse rádio pra te indicar alguma coisa RGbosio...

iurisouza
membro
Contacto:

Mensagempor iurisouza » 12 Mar 2013 22:49

[quote:96e832f771="RGBosio"]Pessoal, ontem chegou meu 9XR e quando fui ligar, percebi a luz do READY não acende, entretanto, todo o resto do rádio funciona perfeitamente.
Sei que essa luz não faz muita diferença, mas gostaria que funcionasse, porque pra mim sua única utilidade seria uma boa indicação pra não esquecer o rádio ligado.

Já desmontei o rádio e não achei nenhum vício visível.

Alguém teria alguma dica do que possa ser feito por um leigo em eletrônica como eu?

Valeu![/quote:96e832f771]

Entre em contato com o Alexandre (alexcmag), aqui do fórum. Tenho certeza que ele resolverá o teu problema.
Abração e bons vôos!

danilofalioni2
membro

Mensagempor danilofalioni2 » 22 Mar 2013 00:24

E ai pessoal, no radio 9x quando ele vem novo você tem que passar na programação do tx o canal 3 para a esquerda e o 2 para a direita, nele foi bem fácil mudar, já no 9xr não achei como mudar alguém poderia me ajudar?

Hidden
membro

Mensagempor Hidden » 22 Mar 2013 10:28

[quote:9b91539df3="danilofalioni2"]E ai pessoal, no radio 9x quando ele vem novo você tem que passar na programação do tx o canal 3 para a esquerda e o 2 para a direita, nele foi bem fácil mudar, já no 9xr não achei como mudar alguém poderia me ajudar?[/quote:9b91539df3]

Danilo, ligue o rádio e pressione o botão esquerdo do scroll (a cruz de navegação) mantenha pressionado por alguns segundos e vai entrar "radio setup", nessa opção você tem 5 telas, logo na primeira tela (1/5) na última opção dessa tela (lááá embaixo, ela tem muitas opções) você alterna entre os modos, basta selecionar o modo 2 e pressionar o botão exit.

Observação: Uma vez que você entra no "radio setup" utilizando o botão esquerdo do scroll, depois que você voltar a tela normal do rádio e pressionar o botão "menu" ele vai acessar a tela "radio setup" novamente e não a tela de ajustes, então para poder acessar a tela de ajustes basta você segurar o botão direito do scroll, e também caso você desligue o rádio, ao ligá-lo novamente o botão "menu" irá acessar a tela de ajustes por padrão.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...

danilofalioni2
membro

Mensagempor danilofalioni2 » 22 Mar 2013 19:56

Hidden mesmo que vc seleciona o 2 e aperta exit continua a mesma coisa, mesmo escolhendo outros modos fica a mesma coisa, o que pode ser?

RGBosio
membro

Ordem dos canais

Mensagempor RGBosio » 22 Mar 2013 22:37

Pessoal, a ordem dos canais nesse sistema do Turnigy 9XR está diferente do normal?

O meu está assim:
1 THR
2 AIL
3 ELE
4 RUD
E mesmo quando configuro no Templates para a ordem AETR os canais continuam na mesma ordem original.

Isso é normal ou tem algo diferente pra ser feito nesse sistema novo?

danilofalioni2
membro

Mensagempor danilofalioni2 » 25 Mar 2013 13:22

o meu esta assim também e nao consigo mudar, estou usando o modulo do 9x nele, mesmo mudando a configuração ele não muda! ajuda?

alissongc2000
membro
Contacto:

Mensagempor alissongc2000 » 26 Mar 2013 11:16

Ele não segue a mesma sequencia de canais do radio Spectrum ?... pelo que notei o fabricante/projetista deve ser o mesmo que fabrica os radios e RX Orange, que por sua vez, "copia" os radios Spectrum...

Jean-Michel
membro

Mensagempor Jean-Michel » 26 Mar 2013 12:34

[quote:91a971ee96="alissongc2000"]Ele não segue a mesma sequencia de canais do radio Spectrum ?... pelo que notei o fabricante/projetista deve ser o mesmo que fabrica os radios e RX Orange, que por sua vez, "copia" os radios Spectrum...[/quote:91a971ee96]

Isso mesmo, canal 1 é Throttle e os demais não lembro de cabeça, também apanhei até descobrir que era diferente dos que eu estava acostumado com o throttle no canal 3.
L_\_}-!
| /

Jean

Hidden
membro

Mensagempor Hidden » 26 Mar 2013 16:50

Galera, agora que entendi a dúvidas de vocês, o "problema" não é o modo, e sim o mapeamento dos canais na tela de mixagens, quando você cria um modelo novo, por padrão ele vem com os canais sequenciados no padrão JR/Spektrum, mas notem que pode-se sequenciar os canais da forma que você quiser, as mixagens para todos os canais são livres, basta ir na tela de mixagens de canais e fazer as alterações para o padrão Futaba.

Na verdade ficar com o acelerador (por exemplo) no canal 1, 3 ou 6 não vai fazer nenhuma diferença, mas obviamente quando nos acostumamos com um padrão é bem melhor deixar o rádio ajustado nesse padrão, evita até confusão na hora de ligar o RX.

Abraços.

fpvmorrinhos
membro

Mensagempor fpvmorrinhos » 26 Mar 2013 18:37

Ola pessoal, tenho uma bateria aqui para 9XR, comprei para o 9X e veio errada, se alguem se interessar só enviar MP.

jucão
membro

Mensagempor jucão » 27 Mar 2013 08:28

Ola a todos!!! sou iniciante em aeromodelos , gostaria de saber se da pra confiar em usar este radio com todas as modificações em aeros glow?
sou iniciante

alissongc2000
membro
Contacto:

Mensagempor alissongc2000 » 27 Mar 2013 12:34

Eu tenho e uso o 9X original (módulo original da FlySky) em Glow e tenho mais 1 amigo que usa em glow e mais outro amigo que usa em um aero GAS 20cc, sem nenhum problema até hoje! No 9XR vc pode escolher qual módulo usar, o pessoal tem colocado o módulo da FrSky nele que dizem ser mais confiavel do que o da FlySky por ter telemetria e outros recursos... Ou seja, pode usar....

danilofalioni2
membro

Mensagempor danilofalioni2 » 27 Mar 2013 17:08

na tela inicial vem aquele quadrado com uma bolinha no meio, que quando meche o stick a bolinha meche!
sem querer alterei isso. agora tem varias barrinhas, alguem sabe como voltar como original?

jucão
membro

Mensagempor jucão » 28 Mar 2013 01:27

[quote:71b562f567="alissongc2000"]Eu tenho e uso o 9X original (módulo original da FlySky) em Glow e tenho mais 1 amigo que usa em glow e mais outro amigo que usa em um aero GAS 20cc, sem nenhum problema até hoje! No 9XR vc pode escolher qual módulo usar, o pessoal tem colocado o módulo da FrSky nele que dizem ser mais confiavel do que o da FlySky por ter telemetria e outros recursos... Ou seja, pode usar....[/quote:71b562f567]

Valew Alison pelas dicas vou comprar um 9x mesmo para voar glow , pois acho muito investimento comprar um futaba!!!
sou iniciante

Alfredo
membro

Mensagempor Alfredo » 30 Mar 2013 21:51

Comprei um Turnigy 9XR, novo, de um colega. Já utilizava o antigo 9X, apenas com a adição de “backlight” azul, a supressão do módulo original e a instalação de um módulo Fly Sky. Só tenho elogios a tecer quanto ao novo rádio. Chaves mais macias, firmware com muito mais opções e mais fácil de operar, e com a instalação de uma alça metálica, retirada da carcaça de um antigo TX Fly Sky, tal qual fez o Cristiano Goulart, foi solucionado o problema de a antena do módulo tocar o solo gerando, por conseguinte, instabilidade mecânica ao se operar o transmissor (sei que a atualização do firmware original para o ER 9X no antigo Turnigy 9X o torna muito superior ao 9XR tal qual o recebi, mas, pessoalmente, não sou muito chegado a modificar os parâmetros de fábrica de um produto). Quanto à alimentação, estou usando uma bateria LiFe Hobbyking 9,9v – 1 C, 1500mAh. Testei o rádio em dois aviões, num Sky Surfer com receptor Fly Sky FS R-8-B e câmera embarcada e em um Piper Cub com 45cm de envergadura e receptor HK GT2R (3 canais) usado em voos “indoor”. Em ambos a performance do TX foi perfeita. O Sky Surfer chegou a adentrar em nuvens baixas, e o Piper não demonstrou qualquer perda de sinal, mesmo tendo voado em um ambiente poluído eletronicamente (internet sem fio, vários modelos voando ao mesmo tempo e uso de equipamento FPV por alguns colegas). Em suma, isto não é a análise de um expert que esmiúça a arquitetura eletrônica do rádio e seu soft, mas tão somente o relato das excelentes impressões que o produto me passou.
Srs. Orville e Wilbur Wright, catapultada até pedra voa.

alissongc2000
membro
Contacto:

Mensagempor alissongc2000 » 02 Abr 2013 12:17

O que eu vejo dar muito problema na pista chama-se Fim de Dia... o cara nunca cicla as baterias do RX ou da uma carga rápida, etc.. faz varios voos, acrobaticos, exigindo muito dos servos (ou seja consumindo muito a bateria) ai chega no final da tarde da um pipino e o aero cai... A primeira coisa que fala: "perdeu o sinal" ou "deu interferencia" pq o aero até respondeu mas não o suficiente... na verdade o que ocorre é simplesmente que a bateria não teve força para acionar o servo suficiente, e as vezes a carga fica tão pouca chega a resetar o RX e perder o BIND. Já vi várias vezes ocorrer, a uns 15 dias ocorreu comigo... dei uma carga rápida na bateria do RX e voei o dia todo, hora que estava fazendo um parafuso chato, ele entrou mas não saiu.. não respondia... perdeu o sinal ? não.. apenas que a bateria estava com + ou - 3,5v e não teve força para acionar, os 5 servos Standard do aero, principalmente do Leme o suficiente para retirar o modelo do parafuso.. Testei a bateria varias vezes e notei que (como eu nunca tinha ciclado ela) ela não estava mais segurando a carga.. Coloquei uma novinha lá carregadinha e pronto "zero problemas"..
Ou seja, vai voar Glow não esqueça de que tem que Carregar a bateria direito e tem que ciclar a bateria de vez em quando e principalmente ver se a bateria está segurando a carga (quando vai ciclar ela, ver se ele não estaá descarregando rapido demais).
Depois de alguns voos é bom chegar a voltagem da bateria e ver se ela ainda está ok.

aledacalha
membro

Mensagempor aledacalha » 04 Abr 2013 15:45

Fala galerablz?? Estou querendo compra esse rádio na hobbyking para montar em uma asa zagi, existem 2 modelos qual a difernça entre eles ??? desde já obrigado a todos !!!

alissongc2000
membro
Contacto:

Mensagempor alissongc2000 » 04 Abr 2013 15:51

Vc diz a diferença entre os modelos Mode 1 e Mode 2 ? ou a diferença entre o 9X e o 9XR ?

alissongc2000
membro
Contacto:

Mensagempor alissongc2000 » 04 Abr 2013 16:05

Vc diz a diferença entre os modelos Mode 1 e Mode 2 ? ou a diferença entre o 9X e o 9XR ?

Voltar para