Teste de motores - Página 2 - www.e-voo.com

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Aeromodelismo elétrico

Teste de motores

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

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Mensagempor Ronin » 08 Jan 2007 13:57

oi Augusto, eu vi o teste de vcs. muito bom por sinal. e vi tb dos testes em 50% de motor. e fiquei tentado a fazer isso tb. vou só traçar como deve ser o procedimento e fazer o mesmo. Na verdade, é essa a iniciativa de vcs q me inspirou a fazer os testes, pois nos testes de vcs, não tem os motores que geralmente uso que são os de baixo custo.

Obrigado pelas dicas acima. estou adotando a metodologia dos testes sempre iguais para todos os testes, excetuando pelos equipamento a serem testados. no caso dos speeds, procurei usar a combinação mais usual, pois nem sempre o usuário vai usar um speed muito além do necessário...

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Ricardo_BH
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Mensagempor Ricardo_BH » 08 Jan 2007 15:25

mais uma dica de leigo:

usar baterias que estao pegando carga total.

eu notei um perda de desempenho grande ,num motor em que a bat de 2200 so pegava 1600mha.

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Mensagempor Ronin » 08 Jan 2007 16:12

ah sim. as baterias são novas. todas pegando carga total. exceto a E-Tec q é usada. mais pra mostrar a perde de desempenho.

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Mensagempor Julio Cesar » 08 Jan 2007 16:29

[quote:20b5cadd41="Ronin"]Críticas e sugestões são bem vindos. :wink:[/quote:20b5cadd41]

Olá Ronin,

Muito boa a sua iniciativa e pela qualidade dos seus testes vai virar referência aqui no site, merecendo até hospedagem na página principal.

Agora vão as dicas.......

Em uma tabela de testes não pode faltar os valores de tensão, corrente e RPM com várias hélices e uma medida desses valores sem hélice.

Com esses dados é possível fazer todos os cálculos necessários para um novo enrolamento do motor.

E pra ficar chique pode ser adicionado o tipo de enrolamento, fechamento e nº de voltas.........

Pode xingar que eu estou merecendo :lol: :lol:

PS: temos que marcar para eu entregar o seu esc já consertado.
Júlio César
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Mensagempor Ronin » 08 Jan 2007 16:42

ae Júlio, obrigado pelo incentivo.

nessa tabela não pretendo incluir testes de motores recondicionados. somente os novos. senão vai virar uma salada sem tamanho. hehe

agora naum entendi direito sobre "valores sem hélice". vc acha q é necessário incluir?? naum tenho como medir o RPM sem hélice... meio complicado...

PS: vc ficou de nos fazer uma visita ao TC. lembra?

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Mensagempor Julio Cesar » 08 Jan 2007 18:46

Para medir o RPM sem hélice, você pode colocar no lugar uma tira de cartão de crédito 5x20mm simulando uma hélice.

Essas medições são importantes quando se vai reenrolar o motor, com os valores de tensão, corrente e RPM com várias hélices e sem hélice, dá para calcular a Rm e KV, usando o motocalc na opção Design pode-se calcular o KV do motor para um novo enrolamento e AWG.

Quanto à visita, eu não me esqueci, falta tempo.

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Mensagempor Augusto Pizarro » 08 Jan 2007 22:14

Julio,

desculpe mas, medir RPM de motor com tira de cartão de crédito além e perigoso não gera dado util algum, pois o que esta se tentando medir é o conjunto motor (helice+motor). Não faz sentido medir um motor sem nenhuma helice pois isto não prova nada, é a mesma coisa que tentar medir a performance de um carro sem rodas! :)

O motor existe para girar a hélice, é ela no final das contas que faz a propulsão do modelo.
Nos voamos o que vendemos.
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Mensagempor Ronin » 11 Jan 2007 15:20

E-max 2812 testado

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Mensagempor guga84 » 12 Jan 2007 14:42

Ronin, vc é o maior. Meus parabéns pelos testes.
Só uma dúvida, a hélice 7035 q a hobbyfly vende como Slow Flyer é semelhante à HD qnto ao desempenho?
Abraço,
Gustavo.

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Mensagempor Ronin » 12 Jan 2007 14:56

Ae Guga, obrigado pelo incentivo.

acho q só tem 1 tipo de 7035 da GWS... se é fininha na ponta é esse mesmo.

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Mensagempor guga84 » 12 Jan 2007 15:02

É essa mesma, um pouco mais fina na ponta... Essa 8040 funcionou bem? O meu é do 2212, dizem ser a mesma coisa q o 2812, só mudando o nome, mas tenho meio q medo de colocar essa 8040 nele e queimar o bixin veio de guerra, ontem mesmo o eixo afundou depois de uma queda de bico, hj consertei e tá 100% novo o guerreiro...
O q vc me diz?
Abraço,
Gustavo

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Mensagempor Ronin » 12 Jan 2007 15:08

vi gustavo, só testando mesmo... muito se fala mas sempre é bom testar. o 2822 não rendeu tão bem com hélices grandes como recomendam... e a 2812 não rendeu tão bem com hélices pequenas como especificado.

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Mensagempor guga84 » 12 Jan 2007 16:05

Ronin, uma sugestão pra teste E-max 2210 - http://www.001shop.com.br/lojas/hobbyfly/produtos.asp?produto=212&categoria=3&inf=1&a1=Motores%20Elétricos&a2=Motor+Brushless
Com hélices um pouco menores, uma 8040 seria o bixo.
Abraço,
Gustavo

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Mensagempor Odair Justo » 12 Jan 2007 16:05

[quote:2c591566d4="guga84"]É essa mesma, um pouco mais fina na ponta... Essa 8040 funcionou bem? O meu é do 2212, dizem ser a mesma coisa q o 2812, só mudando o nome, mas tenho meio q medo de colocar essa 8040 nele e queimar o bixin veio de guerra, ontem mesmo o eixo afundou depois de uma queda de bico, hj consertei e tá 100% novo o guerreiro...
O q vc me diz?
Abraço,
Gustavo[/quote:2c591566d4]

Para o o 2812 a hélice máxima é 7x6. Uso uma 7X7 na minha Zagi, mas a hélice/motor estola com a asa parada. Em voo funciona que é uma beleza pois reduz a carga. Termino o voo com o motor frio.

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Mensagempor Ronin » 12 Jan 2007 16:28

[quote:00a15d0900="guga84"]Ronin, uma sugestão pra teste E-max 2210 - http://www.001shop.com.br/lojas/hobbyfly/produtos.asp?produto=212&categoria=3&inf=1&a1=Motores%20Elétricos&a2=Motor+Brushless
Com hélices um pouco menores, uma 8040 seria o bixo.
Abraço,
Gustavo[/quote:00a15d0900]

manda o motor ae q nois testa :lol: :lol:
Estou fechando a loja e queimando o estoque. Tudo a preços abaixo do mercado. Visite.

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Mensagempor guga84 » 12 Jan 2007 16:28

Eu lembro de ter lido seu relato sobre o uso da 7070 na Zagi, acredito q funcione bem, apesar de no adesivo do motor indicar hélices até 7x6. Esse empuxo da 8040 tá bom demais, o problema é se queima ou não. Gostaria de um comentário do Ronin sobre isso.
Um motor similar a esse 2812 e econômico seria esse da MT motors http://www.hobbydelivery.com.br/hobby_Loja/Produtos.asp?Produto=MTW28B2&id=MOTOR%20BRUSHLESS%20OUTRUNNER%20MT-W28-B2%20(2212-26)
Ele é similar ao 2212-26 Silver da AXI, porém no papel o rendimento dele é melhor na prática só testando...

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Mensagempor Odair Justo » 12 Jan 2007 17:02

Nada a ver.
Não tem comparação. O Emax 2812 nada tem a ver com o motor que vc citou nem com o Axi 2212/26.
O motor que vc citou custa R$ 124,00, e puxa só 12A máximo.
O Emax 2812 tem KV de 1534 contra 980 do motor MT e custa em média R$ 65,00.
O Emax 2822 que seria similar ao citado tem KV de 832 e aguenta até 15A contra 12A do MT.
Tenho um Axi 2212/24 gold ( fora vários outros de 1ª linha) e acho um excelente motor.
Esse MT também é muito bom mas se for comparar use motores de KV, voltagem e amperagem ( potencia) similares. Não dá para misturar alhos com bugalhos.
Se queima ou não depende da Amperagem.
Meça e se passar de 15A podes crer que não vai durar muito. Nem o MT nem o Axi, nem nenhum outro iria aguentar também.
O dia em que vocês passarem a entender que potência de motor elétrico se mede em Watts (o que seria similar à HP em motores a explosão) , vão começar a assimilar mais e entender melhor.

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Mensagempor guga84 » 12 Jan 2007 17:19

Odair, a questão não é comparando o KV de cada motor, eu falei similar no sentido da quantidade de empuxo gerado, não disse q os motores teriam rendimentos idênticos, apenas similares. Até pq um dará maior velocidade q o outro, tb sem comparar a capacidade máxima de trabalho, preço e muito menos a qualidade dos motores.
Quanto a ser similar ao AXI não estou simplesmente afirmando, eu estou dizendo o q o site tá mostrando:
Características Especiais:
MT-W28-B2 (Similar ao AXI 2212-26)
Se disse algo q induzisse algum colega ao erro peço desculpas, mas achei similar o rendimento dos motores no tocante ao empuxo, apesar de não ter dito no post anterior :P
PS: Odair, poderia me indicar um motor barato e q puxasse uns 800 g consumindo pouco? Achei um Align de 1000kv, o Align 450L, o preço é salgado, mas o rendimento achei muito bom, segue alguns dados dele e o link.
http://www.hobbydelivery.com.br/hobby_Loja/Produtos.asp?Produto=KX850119TC&id=ALIGN%20450L%20(1000KV)
- 7,4V + Hélice 10 x 4,7 = 365gr (consumo = 6,0A)
- 11,1V + Hélice 10 x 4,7 = 715gr (consumo = 11,0A)
- 7,4V + Hélice 11 x 4,7 = 470gr (consumo = 7,0A)
- 11,1V + Hélice 11 x 4,7 = 825gr (consumo = 12,4A)
Os outros Align são mais gastões e a diferença não achei q valesse a pena.
Abraço,
Gustavo.

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Mensagempor Odair Justo » 12 Jan 2007 17:44

De novo a questão não é empuxo.
O motor tem que ser adequado ao tipo de voo e ao modelo que você tem e o que deseja dele.
Cada modelo exige um motor com características diferentes e depende também das suas exigências de voo.
Vários fatores tem que ser levados em consideração, tipo: KV, Amp, volts, tamanho de hélice, peso de bateria, pitch speed etc.
É diferente de um modelo glow que determina: "para motores .40 ou .46" e é só.
Um dos dois vai funcionar bem pois as caracteristicas são similares dentre as várias marcas existentes.
Se você me informar o modelo que você quer voar e o que quer fazer com ele, ficarei feliz em lhe indicar as características que deve ter esse motor. A marca e o preço você escolhe.

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Mensagempor betocastrucci » 13 Jan 2007 00:18

o pessoal se preocupa muito com o empuxo e esquece da velocidade de passo... não adianta ter empuxo se não tem velocidade para voar (acima do estol).
eu já usei a gws 8x43 no 2812 com 2s, vira bem, o motor fica frio, mas preferi a gws 7x35. com 3S e 7x35 este motor deve ir muito bem para um shock pequeno, vou testar num.

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Mensagempor guga84 » 13 Jan 2007 00:29

Odair, estou querendo pra o meu kit do Mustang da AMB, não tenho idéia qnto fique com o peso final, mas acredito algo entre 500 e 600g, chutando alto. Além dele to pensando em comprar um Cessna Skylane da RADAR ou o 182 da ART TECH, pretendo usar a mesma motorização.
O meu E-max 2212 achei um motorzão mesmo sendo de "baixo" custo, achei fortinho e com a 7035 serviu perfeitamente pra mim, vou testar no mustang, se não der o resultado desejado vou pegar um motorzinho mais fortinho.
PS: Odair, é vc q é revendedor autorizado da E-max?
PS2: Sem querer disvirtuar o tópico, mas vou pensar nessa situação Ronin, quem sabe não envio mesmo e vc faz o teste ae. Deixa ver se compro esse mesmo.
Abraço,
Gustavo

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Mensagempor Odair Justo » 13 Jan 2007 08:46

Guga84

Um modelo tipo o Mustang com +/- 600gr para um voo tipo escala/acrobático (Não 3D) precisa de pelo menos 130Watts de potência.
Partindo daí, considerando-se o uso de uma bateria 3S, você precisa de um motor que tolere bem 12A pelo menos.
O motor deve ter um KV de 800 à 1200 e poder virar uma hélice de 9" ou 10" com passo de 5 ou 6".
O 2212 (2812) que você falou tem o empuxo e potência nescessária (suporta bem 15A) para o mustang, mas tem KV muito alto e a hélice maior recomendada é 7". Até levaria o modelo e voaria, mas o modelo não vai voar como deveria. No caso o 2822 ou qualquer outro motor similar seria mais adequado.
Outros motores que serviriam bem é o Axi 2212/24, o Himax 2015/4200 com redução 5x1(+/-), o Align que você citou, o MT- OUT1140, o Himax 2812 ou qualquer outro com as características citadas.
Estes motores também serviriam para os Cessnas.

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Mensagempor guga84 » 13 Jan 2007 11:03

Blz, Odair. Show msm. Valeu pelo toque. Vou comprar um 2822 pq achei a 60 reias na aeromidas, qndo tiver mais firme nos controles dos asa baixas passo pro Align. Enquanto isso vou testando no Cessninha tb.
Abraço,
Gustavo

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Mensagempor guga84 » 14 Jan 2007 16:05

Comprei o 2282 e 4 hélices HD8060, além de um R6N e um novo par de cristais.
O q me dizem Odair e Ronin, essas 8060 vão rodar blz no 2282?
PS: Infelizmente não comprei hélices 8040 pq não tem em canto nenhum. Esse empuxo de 690g com 10A de consumo tava bom, mas deixa ver como fica com as 8060. Vasculhei as lojas e não achei, talvez achasse no mercado livre, mas comprei logo td lá na hobbybly no cartão.
Abraço,
Gustavo


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