www.e-voo.com

Aeromodelismo elétrico

NOBLER GRONDAL

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

Moderadores: Alvaro Sala, benites

Pedro Guilherme
membro

NOBLER GRONDAL

Mensagempor Pedro Guilherme » 15 Jul 2008 15:49

Quem já leu todo tópico vá direto na ultima mensagem do mesmo postada agora.

Sei que é muito dificil para não dizer impossivel que alguém tenha esta planta. Queria muito construr este modelo mas a planta só consegui na Australia. Com o frete custa 15 dolares. Até ai tudo bem. Acontece que o cara não tem como receber por cartão de crédito só pelo Western Union. Sabem quanto a taxa que o banco cobra? 21 dolares. Pois é amigos, a taxa custa mais que planta e frete incluido. Então se por um milagre alguém tiver uma planta destas aqui no Brasil eu compro uma cópia. Abaixo a foto do modelo, que é lindo demais.
Anexos
Nobler-Grondal-01.jpg
Nobler-Grondal-01.jpg (26.89 KiB) Exibido 7051 vezes

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contacto:

Mensagempor alexcmag » 15 Jul 2008 16:00

Tente este site: http://www.clstunt.com/plans.htm

Fica nos USA e aceitam Paypal

Mario
membro

Mensagempor Mario » 15 Jul 2008 16:34

http://pt252.chez.tiscali.fr//Nobler.zip

Vê se é esse aqui cara!

Abraço!

Marco Antonio
Patrocinador
Patrocinador

Mensagempor Marco Antonio » 15 Jul 2008 16:52

http://www.rcgroups.com/forums/showatt.php?attachmentid=1148339 presente proce.

Tenho esse post guardado no meu preferidos desde 2004..... mas vc vai ter que mudar muita coisa pra fazer ele ficar RC se é o que vc quer

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=9657&page=3 aqui o post do RC Group
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

Pedro Guilherme
membro

Mensagempor Pedro Guilherme » 15 Jul 2008 19:56

Pessoal
Mario e Marco Antonio
Muito obrigado pela atenção mas tenho todas estas plantas e mais algumas do nobler. Só esta do Grondal que não. O site que o Alex indicou tem a venda. Se observarem vão notar que o Grondal tem linhas diferentes, eu diria mais suaves. A cabine é diferente do Nobler original. Claro que poderia fazer alterações, mas prefiro pegar a planta original do Grondal.
Marco
Além de ser RC ele vai ser elétrico também. Vai ser o meu grande desafio. Até porque me disseram que eu devia construir outro modelo que este ai é ultrapassado. Imagina, um clássico destes ultrapassado.

Marco Antonio
Patrocinador
Patrocinador

Mensagempor Marco Antonio » 15 Jul 2008 20:00

Eu tive um Nobler... ultrapassado é a mãe :P Motor Stunt Fox 35 sem mufla... uma beleza!

Mas vai ter que mudar muita coisa começando pela asa, vai ter que ajustar o perfil e eu posso estar até enganado pelo que me lembro dele mas a cauda precisa ser alongada um pouco por causa do braço de alavanda, modelos control line tinham uma relação de cauda mais curta.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 15 Jul 2008 20:17

Pedro, apesar de ser meio ridicula a idéia, um modelo em papel 3D ajuda ? esse eu tenho...

motta
membro
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagempor motta » 15 Jul 2008 20:17

Marco, porque fazer modificações se o modelo não é ultrapassado.No momento que se faz um recal é porque o que estamos substituindo o que já é ultrapassado, uma coisa é manter a originalidade, outra é fazer modificações para modernizar, então acho que estas atrapalhado, na mesma mensagem diz que não é ultrapassado e temos que fazer modificações, não entendo um aeromodelista que temos como bom conhecedor, escorrega na banana deste modo tão infantil.

Abraços motta
[], motta

Leonardo M.T.
membro

Mensagempor Leonardo M.T. » 15 Jul 2008 20:30

Eu entendi o Marco, para VCC não há o que mudar neste modelo, mas como a proposta é voar R/C também concordo que algumas alterações devem ser feitas.

Pedro Guilherme
membro

Mensagempor Pedro Guilherme » 15 Jul 2008 20:35

Marco
Empatamos, também tive um nobler com este mesmo motor. O Fox era aquele motor que parecia funcionar afogado,só parecia,mas quando apitava era um deus me acuda hehehehehe. Uma das coisas que mais me arrependo até hoje é ter me desfeito dele, era lindo, entelado com papel japones. Não voava, flutuava. Talvez por ter sido o primeiro aero que me deu grandes alegrias deixou marcado sua lembrança. E este modelo do Louis Grondal tem um design diferente, que me encantou. Vou comprar a planta. Vou fazer RC. Vou fazer elétrico. e garanto a voces, vai voar. E o Motta vai voar ele e vai babar.....hahahahahahaha

Pedro Guilherme
membro

Mensagempor Pedro Guilherme » 15 Jul 2008 20:41

Motta
Acho que as modificações que o Marco se refere não quer dizer que esteja confirmando que o modelo esteja ultrapassado. Isto é como o fusquinha. Um clássico também, mudou muitas coisas, mecanica, um pouco do design, mas a essencia permaneceu, o clássico da volkswagen. O nobler é um dos clássicos do aeromodelismo. Mas acredito que necessite sim de modificações, afinal de contas, era UControl, glow e vai mudar para RC e elétrico, muita coisa precisa ser analisada e modificada. O que não quer dizer que ele seja ultrapassado.

Marco Antonio
Patrocinador
Patrocinador

Mensagempor Marco Antonio » 15 Jul 2008 20:45

[quote:626765703b="motta"]Marco, porque fazer modificações se o modelo não é ultrapassado.No momento que se faz um recal é porque o que estamos substituindo o que já é ultrapassado, uma coisa é manter a originalidade, outra é fazer modificações para modernizar, então acho que estas atrapalhado, na mesma mensagem diz que não é ultrapassado e temos que fazer modificações, não entendo um aeromodelista que temos como bom conhecedor, escorrega na banana deste modo tão infantil.

Abraços motta[/quote:626765703b]

Infantil é seu passado... guarde seu palpite pra sua falta de conhecimento sobre aerodinamica e depois de ver que falou asneira peça desculpas.

Um aero para VCC não foi feito pra voar RC, a corda da asa é exagerada e seu perfil tb, o braço de alavanca é curto e o profundor é enorme.
O modelo é um classico e nada deve ser mudade em suas linhas... sua aerodinamica sim.

Vai ter um pouco de aula sobre o assunto pra depois meter o bico...
mané!

Aos moderadores uma pergunta... adianta alguma coisa a gente querer informar e vir um sujeitinho desse falar isso?????
Falou levou na mesma moeda!

Marco Antonio
Patrocinador
Patrocinador

Mensagempor Marco Antonio » 15 Jul 2008 20:52

Pedro.. assim que vc estiver com a planta a gente vê como proceder a mudança sem alterar a linha classica do modelo...
meu FOX 35 funcionou até perder pressão de tanto que voei com ele, um dia peguei e desmontei, coloquei o pistão na bancada e dei uma pancada com um martelo de borracha na superficie dele... funcionou por mais tres anos... :shock: Nessa epoca eu corria de Stock e o doido do mecanico disse pra fazer isso que recuperava a compressão... e não é que funcionou?

Pedro Guilherme
membro

Mensagempor Pedro Guilherme » 15 Jul 2008 21:04

Quando planta estiver em meu poder abro o tópico de construção e vamos ver o que se faz. Vc me lembrou de um um motor .29 que não lembro a marca. Quase sem compressão, voava sendo "puxado" pelo cabos. Era divertido pois se afrouxasse os cabos ele aterrisava, ai fazia ele levantar de novo....na marra. Todo mundo morria de rir do avião.

Pedro Guilherme
membro

Mensagempor Pedro Guilherme » 15 Jul 2008 21:11

Claudio
este de papel eu também tenho baixado aqui. Mas nunca me emocionei com construção de papel. Acho dificil construir de papel. E depois o objetivo é voar.
Não sei se estou enganado ou vc é o mesmo Claudio que tá me devendo um orçamento desde mil novecentos e outubro.....hahahahaha....seu folgado, se aposentou de vez é?

Marco Antonio
Patrocinador
Patrocinador

Mensagempor Marco Antonio » 15 Jul 2008 21:15

[quote:61a96f5330="Pedro Guilherme"]Não sei se estou enganado ou [b:61a96f5330]vc é o mesmo Claudio que tá me devendo mil novecentos [/b:61a96f5330]seu folgado [/quote:61a96f5330]

Safado.. sapo pilantra, paga ele!!!!

Ahahahahah.. :twisted:

Pedro Guilherme
membro

Mensagempor Pedro Guilherme » 15 Jul 2008 21:18

Boa esta Marco, to rindo até agora.
Na verdade ele me deve é o orçamento deste projeto ai ó:
Anexos
mesa de corte.jpg
mesa de corte.jpg (37.75 KiB) Exibido 6878 vezes

motta
membro
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagempor motta » 15 Jul 2008 21:26

Claro que entendi e o que escrevi era para exatamente ter esta resposta de indignação, agora sentiste o que senti quando fizeste alusão a senhora minha mãe, pois para mim o nobler esta mais do que ultrapassado, até os modelos glows já fazem parte do meu passado, então estamos empatados. Gostaria que respeitasse minha opinião assim como respeito e sempre respeitei a tua, se para ti não é ultrapassado para mim é, e não por isto fiz qualquer alusão ou faltei com respeito a allguém aqui no furum. Desculpas eu quero receber. podes ter conhecimento sobre tudo, mas experiencia de vida nenhuma pois a tua reação e resposnta já era esperada. Viste que não podemos afirmar que sabemos tudo. A minha educação não me permiteu faltar com respeito a ninguém o que posso fazer é usar meios para que o que senti seja sentido por quem me atingiu. E tem mais, conhecimento sobre aeromodelos, friso bem aeromodelos e no segmento elétrico tenho para te ensinar. Não estou aqui para ser melhor ou pior estou aqui para ajudar e não para ser destratado por pessoas sem educação, conhecimento cultura se adquiri, educação vem de berço.

A.C.Motta

abraços motta
[], motta

Marco Antonio
Patrocinador
Patrocinador

Mensagempor Marco Antonio » 15 Jul 2008 21:31

Ah ta explicado... eu não tinha berço quando era pequeno.

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 15 Jul 2008 21:39

Guilherme, eu sei que você pretende "voar" o bicho... A idéia era que servisse pra tirar alguma proporção, sei lá... heheeheh....
E o seu orçamento está no meio da pilha dos outros solicitados e não atendidos... um dia eu chego lá....
Abraços!

Antonio Carlos
membro

Mensagempor Antonio Carlos » 16 Jul 2008 11:15

Este é o Gieseke Nobler da Top Flite que montei nos idos dos anos 70.
Anexos
nobler00041.jpg
nobler00041.jpg (30.41 KiB) Exibido 6800 vezes
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 16 Jul 2008 11:32

Pedrooooooooooooooooo.. o Gardenal fez efeito... Fui procurar e achei um artigo em revista, de 1952, que eu não sei de onde baixei... Parece que é VCC, mas não li tudo... Vou te mandar por e-mail...
Abraços !

Antonio Carlos
membro

Mensagempor Antonio Carlos » 16 Jul 2008 11:36

Mais fotos...
Pena que só durou um voo...rsrsrs
Notem a hélice tripá; na época eu li na revista Sport Modelismo como fazer essa hélice a partir de 2 outras convencionais cm 1 polegada a menos de diâmetro. Até que ficou bonita, mas perigosa!!!
O motor era um xing-ling (cópia de um OS) com escapamento e anel, um "must" para a época.
Só que potencia que é bom...nada.
Com o vento, hélice tripá e pouca potência deu no que deu...lenha.
Anexos
nobler00051.jpg
nobler00051.jpg (36.48 KiB) Exibido 6788 vezes
nobler00021.jpg
nobler00021.jpg (35.92 KiB) Exibido 6788 vezes
nobler00031.jpg
nobler00031.jpg (39.63 KiB) Exibido 6788 vezes
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!

Marco Antonio
Patrocinador
Patrocinador

Mensagempor Marco Antonio » 16 Jul 2008 12:02

Não acredito... vc também fez a helice? :D Eu fiz para meu Enya 19

Pedro Guilherme
membro

Mensagempor Pedro Guilherme » 16 Jul 2008 12:17

Claudio
Recebi a matéria, excelente, reliquia, vai para a pasta especial que tenho do nobler. Valeu obrigado.

Antonio Carlos
O bicho é lindo mesmo né? Cada foto deste modelo que eu vejo me traz boas lembranças do meu começo no aerolmodelismo. Lindo este seu modelo.

Marco Antonio
Agora que vc falou lembrei, o 29 que eu chicoteava como o pessoal dizia, era um Enya 29.

Voltar para